Concordancia verbal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concordância verbal

Concordância verbal

O verbo e o sujeito de uma oração mantêm entre si uma relação de mútua solidariedade chamada concordância verbal

Concordância verbal
Sujeitos antepostosaos verbos Eu Reconheço os próprios erros. Reconhecemos os próprios erros. Pai e filho reconhecem os próprios erros.

Concordância verbal
Sujeitos compostos com pessoas gramaticais diferentes Nossosamigos, tu e eu formaremos um belo time. Tu e teus colegas formareis um belo time. Tu e teus colegas formarão um belo time.

Concordância verbal
Sujeitos pospostos aos verbos Bastou/bastaramdeterminação e capacidade. Pouco opinamos/opinei eu e meus colegas. Quando há reciprocidade, a concordância deve ser feita no plural: Agrediram-se o deputado e o senador.

Concordância verbal
Casos de sujeitossimples que merecem destaque 1. Expressões partitivas(parte de..., uma porção de..., a maioria de..., a maior parte de...) seguida de substantivo ou pronome no plural: A maioria dos alunosparticipou/participaram da reunião.

Concordância verbal
2. Expressões que indicam quantidade aproximada (cerca de ...,mais de...,menos de...) seguida de numeral ou substantivo, o verbo concorda com osubstantivo: Cerca de vinte corpos foram resgatados das ruas. Mais de um atleta estabeleceu novo recorde. Mais de um parlamentar se ofenderam na sessão.(ideia de reciprocidade)

Concordância verbal
3.Sujeito é pronome interrogativo ou indefinido plural seguido de nós ou vós Quais de nós sabiam/sabíamos disso? Vários de vós temiam/temíeis novas revelações. Alguns de nós participaram/participamos dasdiscussões. Qual de nós sabia de tudo? Algum de vós fez isso.

Concordância verbal
4. Nomes próprios com presença ou ausência de artigo Os Estados Unidos impuseram uma nova ordem mundial. Poços deCaldas continua agradável. As Minas Gerais são inesquecíveis. Minas Gerais produz laticínios de boa qualidade.

Concordância verbal
5. Porcentagens 25% do orçamento deve/devem destinar-se à educação....
tracking img