O conclave de 2013 foi uma reunião dos cardeais eleitores de Igreja Católica Apostólica Romana para a eleição do sucessor do Papa Bento XVI, ocorrido entre 12 de março de 2013[5][6] e 13 demarço de 2013[7].
O conclave de 2013 foi convocado em decorrência da renúncia de Papa Bento XIV, anunciada no dia 10 de fevereiro de 2013 e efetivada no dia 28 de fevereiro de 2013. A previsãocanônica do ato de renúncia está normatizada no Código de Direito Canônico[8] (Cân. 332, § 2), que declara: “Se acontecer que o Romano Pontífice renuncie ao cargo, para a validade requer-seque a renúncia seja feita livremente, e devidamente manifestada, mas não que seja aceite por alguém.”
As normas para a realização do conclave de 2013 estão previstas no Código de DireitoCanônico[8] (Cân. 332) e regulamentadas pela Constituição Apostólica Universi dominici gregis[9], do Papa João Paulo II, com as alterações feitas por Bento XVI por meio de Motu Proprio em 2007[10],pelo qual retoma a norma tradicional sobre a maioria necessária na eleição do Sumo Pontífice e em 2013, por meio do Motu Proprio Normas nonnullas, estabeleceu o preceito de que após 34votações só são elegíveis nas votações seguintes os dois cardeais mais votados na eleição anterior[11].
Segundo o Vaticano, o conclave de 2013 começaria de 15 a 20 dias após a renúncia de BentoXVI[12]. No dia 16 de fevereiro, entretanto, o porta-voz da Igreja Federico Lombardi declarou que o Conclave poderia ser antecipado para a primeira quinzena de março, se todos os cardeais jáestiverem presentes no Vaticano.[13] Nos bastidores, comenta-se que uma disputa prolongada poderia arranhar a imagem da Igreja, já que a Páscoa poderia chegar sem que a instituição tenha escolhido umnovo líder.[14]
O conclave de 2013 foi presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re, cardeal-bispo de Sabina-Poggio Mirteto, devido a ser o cardeal-bispo eleitor de maior precedência.
...CONCLAVE:
Conclave significa com chave. Na jurisprudência eclesiástica expressa o local onde se reúnem os cardeais, depois da morte ou renúncia do papa, para se ocuparem unicamente da eleição do seu sucessor. Indica também a assembleia dos cardeais reunidos para a eleição. Esta palavra aparece pela primeira vez num documento do papa Gregório X, no II Concílio de Lion, Julho de 1274. O título do documento era ·Ubi periculum.
Essa reunião, portanto, trata-se de...
...Como resultado da morte do Papa João Paulo II em 2 de abril de 2005, foi organizado o Conclave de 2005, no qual o 265º Papa de acordo com o Vaticano seria eleito na Igreja Católica Romana. De acordo com a lei canônica o processo de eleição deve começar entre 15 a 20 dias após a morte do último Papa (neste caso entre 17 e 22 de abril). O Colégio de Cardeais anunciou que este conclave começaria na segunda-feira, 18 de abril de 2005. Após quatro votações, em 19 de...
...“The Conclave – O Conclave” (Paris Filmes; 2006; 99 minutos) do diretor Christoph Schrewe, traz a história de um confronto de entre os cardeais e uma luta desesperada do jovem para que consiga manter o seu cargo de Vice-Chanceler da igreja.
O filme é lembrado um pouco como uma peça de teatro, mas na verdade é como se fosse uma peça filmada onde todas as características do filme são totalmente bem pensadas e escolhidas minunciosamente. Há ação, violência,...