Conceitos publicidade e propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | Conceitos

• Propaganda é tudo aquilo que está contido em anúncios e peças publicitárias, ou seja, o que é feito de forma paga para se receber publicidade. Os anúncios em si. Ex.: Anúncio em revista, anúncio em TV, etc.

• Publicidade como o meio, todo o conjunto, formado por veículos, agências, ações, etc. Por isso dizemos meio publicitário, peças publicitárias.Também toda ação recebida do meio de forma espontânea, não paga.

A propaganda é somente uma das formas de se fazer e receber publicidade. De qualquer forma, ambos os termos são usados e na maioria das vezes com os mesmos sentidos. O importante é o fato de comunicar.

O QUE VOCÊ NÃO PODE ESPERAR DA PROPAGANDA
1. Não gaste vela com mau defunto: se a propaganda criar expectativas falsas queo produto não pode atender, o consumidor só comprará uma vez.
2. Não espere milagres da propaganda: a propaganda cria condições para ampliar o consumo do produto, mas não garante o aumento das vendas.
3. Não encare a propaganda como investimento de longo prazo: os investimentos em propaganda não devem se limitar a criar ou manter a imagem da marca, mas também ajudar a produzir resultados devenda a curto prazo.
4. Não creia que a propaganda, por si mesma, possa criar novas necessidades ou estilos de vida: não cabe a propaganda, isoladamente, introduzir novas modas ou hábitos. Ela se utiliza do substrato da sociedade de consumo e estabelece analogias entre os valores do momento e os produtos anunciados





O QUE VOCÊ PODE E DEVE ESPERAR DA PROPAGANDA
1. Confie na propagandaquando é preciso apelar às emoções do consumidor: sem o toque da emoção adicionado pela propaganda, as vantagens racionais de nosso produto não impressionariam nem persuadiriam o consumidor.
2. Conte com a propaganda quando é preciso demonstrar as vantagens de seu produto a milhões de consumidores a um baixo custo: a função da propaganda é atingir com rapidez e economia todo nosso universo deconsumidores.
3. Use a propaganda para obter o endosso da opinião pública: a propaganda ajuda a criar confiança e dá prestígio à marca anunciada. Produtos anunciados oferecem mais segurança que as marcas anônimas.
4. Use a propaganda para prolongar a fase mais lucrativa do ciclo de vida do produto: para retardar o envelhecimento e maximizar os lucros, a propaganda é a melhor solução. A imagem da marcapassa a ser o principal diferencial do produto.
5. Confie na propaganda quando você tem uma grande notícia para dar: o impacto criado pela propaganda é impossível de se obter por outros meios. Use a propaganda para criar comoção e valorizar sua mensagem.

POR QUE SE FAZ PROPAGANDA?
Analisando alguns aspectos da propaganda, observa-se que ela pode ter objetivos promocionais, ou seja, sua funçãobásica é a venda de produtos ou serviços. Nesse caso, é direta, quando, por exemplo, divulga a liquidação de uma loja, ou indireta, ao anunciar as virtudes – ou simplesmente o nome – de determinada marca de produto ou serviço. Dessa maneira, a publicidade funciona como um elemento para que as empresas conquistem mais consumidores, e para que esses estejam informados sobre os produtos que irãoconsumir. As principais tarefas da propaganda, como instrumento de promoção de vendas e negócios, segundo (SAMPAIO, 1999, p. 28) são:
• Divulgação da marca (de produto ou serviço ou empresa) para torná-la mais íntima dos
consumidores que já a conhecem, ou fazê-la conhecida pelos que não a conheçam.
• Promoção da marca ou empresa para seus consumidores, visando a aumentar sua presença entre eles, ouressaltando seus aspectos mais competitivos em relação ao que existe no mercado, e que é oferecido pela concorrência.
• Criação do mercado para a marca ou empresa através da conquista de consumidores.
• Expansão do mercado através da conquista de mais consumidores.
• Correção do mercado, quando a imagem da marca ou empresa não estiver sendo percebida de maneira adequada pelos consumidores...
tracking img