Conceitos gerais sobre gerencia de projetos

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Gerência de Projetos

Exercício 01 – Conceitos Gerais Questões:
1. Descreva com suas palavras quais são as características de um projeto. Projetos são executados por pessoas, geralmente têm limitações de recursos e são planejados, executados e controlados, além de ter um objetivo bem definido.

2. Quais são as consideraçõesestratégicas que uma organização faz para justificar a execução de um projeto? Para justificar a execução de um projeto, uma organização deve considerar a demanda de mercado, a oportunidade ou necessidade estratégica de negócios, solicitação de cliente, o avanço tecnológico e os requisitos legais.

3. Se você for um gerente de projeto para desenvolver um software, quais questões principais que devemser planejadas, controladas e executadas? Um gerente de projetos deve considerar, principalmente, o Planejamento do projeto, a Análise de valor agregado, o Gerenciamento de riscos do projeto, o Cronograma e a Melhoria de processo.

4. Descreva a diferença entre projetos e operações. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos,enquanto as operações são contínuas e repetitivas.

5. Descreva com suas palavras o que é gerenciamento de projetos? O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

6. Cite alguns fatores críticos de sucesso para um projeto. Entre os fatores críticos para o sucesso de um projeto estão ocumprimento de orçamento e cronograma, atendimento dos requisitos técnicos, benefícios para o patrocinador e satisfação dos interessados.

7. Cite e discuta os cinco processos do gerenciamento de projetos preconizados pelo PMBoK e aponte a responsabilidade do gerente de projetos em cada um deles. Processos de iniciação – reconhecer que um projeto ou fase deve começar e se comprometer paraexecutá-lo; Processos de planejamento – planejar e manter um esquema de trabalho viável para se atingir aqueles objetivos de negócios que determinaram a existência do projeto; Processos de execução – coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano; Processos de controle – assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e avaliação do seu progresso, tomandoações corretivas quando necessárias; Processos de encerramento – Formalizar a aceitação do projeto ou fase e encerrá-lo de forma organizada.

8. Cite e discuta, brevemente, as nove áreas de conhecimento do gerente de projetos que o PMBoK cita. Gerenciamento de integração – descreve os processos e as atividades que integram os diversos elementos dos projetos. Gerenciamento do escopo – descreve osprocessos envolvidos na verificação de que o projeto inclui apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Gerenciamento de tempo – descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Gerenciamento de custos – descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos, com o intuito de que o projeto termine dentro do orçamentoaprovado. Gerenciamento da qualidade – descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado. Gerenciamento de recursos humanos – descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Gerenciamento das comunicações – descreve os processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final dasinformações do projeto de forma oportuna e adequada. Gerenciamento de riscos – descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Gerenciamento de aquisições – descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos.

9. Em todos os projetos as nove áreas do PMBoK assumem a mesma...
tracking img