Conceitos Fundamentais Da Sociologia Weberiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos fundamentais da sociologia weberiana

INTRODUÇÃO
Weber procurava compreender como as idéias, tanto quanto os fatores de ordem material cobravam força na explicação sociológica, sem deixar de criticar o monismo causal que caracteriza o materialismo marxista nas suas formas vulgares.

OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA
AÇÃO SOCIAL
A sociologia é para Weber:"a ciência quepretende entender, interpretando-a , a ação social, para, dessa maneira explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos."
O conceito de ação social pode ser definido como uma conduta humana como omissão, permissão dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa.
A explicação sociológica busca a compreensão do sentido; explicar é captar e interpretar a conexão de sentido em que seinclui uma ação.
Pode-se dizer que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Weber trabalha com uma elaboração limite, que é chamado de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva.
Racional com relação a fins: é quando para atingir um objetivo selança mão de alguns meios necessários. Ex: uma professora ensina com o fim de que seu aluno aprenda e viva melhor.
Racional com relação a valores: é quando o agente orienta-se por fins últimos, agindo de acordo com suas próprias convicções. Ex: o soldado que vai a guerra, a ação dele é racional, mas a idéia é de defender a pátria, em que prevalece a honra, a dignidade do indivíduo. Ex 2: O bombeiroque entra em um incêndio para salvar alguém, a ação dele é racional, mas está muito baseada em um valor e tbm na honra.
Tradicional: é quando a conduta não tem qualquer motivação racional. Ex: O ato de ir a igreja, geralmente as pessoas vão a igreja pela tradição.
Afetiva: quando o sujeito pratica uma ação inspirada em suas emoções imediatas. Ex: uma torcida agem de forma afetiva, emocional,quando choram e gritam por seu time.
O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.
É necessário distinguir uma ação propriamente social de dois modos de conduta simplesmente reativos, sem caráter social e cujo sentido não se conecta às ações do outro, a saber:
Ação Homogênea: executada por muitas pessoas juntas ao mesmo tempo.
Ação proveniente deuma imitação: à medida que o sujeito não orienta sua conduta pelo comportamento dos outros, não se pode identificar uma relação de sentido representado, pois, um caso limite da ação social.
Relação Social
Podemos citar como exemplos de ações sociais a hostilidade, amizade, trocas comerciais, concorrência econômica, relações eróticas e políticas. Ao se envolver em alguma dessas situações o indivíduotoma por referência certas expectativas que possui da ação do outro ou outros aos quais se refere. Ex: Um vendedor que aceita um cheque do comprador, o desportista que atua com lealdade e o político que propõe a seus possíveis eleitores executar certos atos estão se baseando em probabilidades esperadas de conduta.
As relações sociais estão dotadas de "conteúdo significativo"_ Conflito, piedade,concorrência, fidelidade, amor sexual, etc..._ e as condutas de uns e de outros referem-se reciprocamente, embora não tenham que ter correspondência no que diz respeito ao conteúdo.
Uma relação social pode ser também efêmera ou durável, isto é, ter ou não continuidade, ser ou não persistente e mesmo mudar radicalmente de sentido durante seu curso.
Weber refere-se ao conteúdo comunitário de umarelação social, fundado num sentimento subjetivo de pertencimento mútuo que se dá entre as partes envolvidas e com base no qual a ação esta reciprocamente referida.

Ação social 
Para Weber ação social é qualquer ação que o individuo faz orientando-se pela ação de outros. Por exemplo, um eleitor. Ele define seu voto orientando-se pela ação dos demais eleitores, ou seja, temos a ação de um indivíduo,...
tracking img