Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A BUROCRACIA NA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER1
Robson Franco de QUEIROZ2

RESUMO O presente artigo procura inserir a administração burocrática estudada por Max Weber no quadro conceitual da sua sociologia compreensiva. Depois de apresentarmos a burocracia como um tipo ideal, procuraremos explicitar como este conceito, aparentemente coletivo, está coadunado com o dado fundamental dasociologia compreensiva weberiana, a ação social, e com a objetividade do conhecimento nas ciências da cultura. Palavras-chave: Max Weber; burocracia; tipo ideal; ação social; objetividade.

Falar em burocracia é falar de uma manifestação abrangente e, pelo menos nestes tempos, indispensável à vida moderna ou, em termos weberianos, universal em seu valor e significado. Ela, a burocracia, se insereem um processo histórico mais vasto: o de racionalização, que significa a presença na modernidade ocidental de uma atitude de instrumentalização que os agentes têm para com o mundo, para com os outros e para consigo com vistas à consecução de determinados fins ou valores. Esta racionalização weberiana tem sido lida ou desdobrada por diversos autores (HABERMAS, 2000, p.3-4) contemporâneos como sedando de duas maneiras: cultural e societária. Se aquela ocorre no plano dos valores estéticos, intelectuais e prático-morais, esta, por seu turno, se dá no plano da organização ou estrutura social, no caso da modernidade ocidental: Estado (dominação dos homens pelos homens), mercado (produção, comércio e consumo de bens escassos) e burocracia (administração). A burocracia é o instrumento de podere/ou administração localizado nas mais diversas instituições ou uniões: Estado, empresa, igreja, partido, etc.
1

Esse artigo é parte de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido como atividade de bolsa monitoria junto ao Depto de Sociologia e Antropologia. Esta pesquisa é orientada pelo professor Marcos Cesar Alvarez, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade deFilosofia e Ciências – UNESP. Campus de Marília - CEP: 17525-900, São Paulo – Brasil. 2 Aluno do 4º ano de Ciências Sociais, bolsista da disciplina Metodologia das Ciências Sociais.

Revista de Iniciação Científica da FFC, v.4, n.1, 2004.

52

Max Weber é o clássico deste tema, desenvolvendo os fundamentos da, como seria posteriormente denominada, sociologia da burocracia (CAMPOS, 1976). Assim,este artigo procurará inserir a burocracia weberiana, a partir da exposição do seu tipo ideal, no quadro conceitual de sua sociologia compreensiva. Ressaltaria ainda que - sendo a obra de Max Weber aberta, não sistêmica, ou seja, os nexos, quando explicitados, o são sempre com caráter probabilístico e nunca absoluto – é impossível operar uma articulação de diversos elementos sem já estarmos arealizar um exercício de composição ou interpretação e análise implícitas. A burocracia é definida, em Weber, de forma típico-ideal. Por isso, antes de verificarmos o tipo ideal da burocracia, importa entendermos esta “[...] forma de construção dos conceitos próprios das ciências da cultura humana [...]” (WEBER, 1991, p. 106). Para Weber, um tipo ideal se obtém
Mediante a acentuação unilateral de um ouvários pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenômenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor número ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam segundo pontos de vista unilateralmente acentuados, a fim de se formar um quadro homogêneo de pensamento (WEBER, 1991, p. 106).

Trata-se de expressar típico-idealmente o significadodos fenômenos culturais ou “individualidades históricas” tornados, para nós, significativos na medida em que os relacionamos à idéias de valor:
O conceito de cultura é um conceito de valor. A realidade empírica é ‘cultura’ para nós porque e na medida em que a relacionamos a idéias de valor. Ela abrange aqueles e somente aqueles componentes da realidade que através desta relação tornam-se...
tracking img