Conceitos de relativismo, etnocentrismo e relatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relativismo
É um principio que permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas, cujos padrões e valores são tidos próprios e convenientes aos seus integrantes. Pode-se afirmar que orelativismo cultural defende que o bem e o mal ou o “certo” e o “errado” são relativos a cada cultura. Esses princípios descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas normas naquilo que reage emdeterminada sociedade. Enfim, suas convenções relativas ao vem e mal, moral e amoral, ao belo e feio, ao certo e errado, ao justo e injusto dentre outras. Contudo, pode se afirmar que não existem grupossuperiores ou inferiores, mas diferentes, isso é uma postura relativista.

Etnocentrismo
Seria a “visão de mundo” pela “nossa cultura”, com uma tendência em considerar a nossa forma de ver efazer as coisas como a mais correta, ou mesmo a única correta e as dos outros errada. A postura etnocêntrica fundamenta-se, resumidamente, em tornar o que é nosso e o que é do outro (e o que é outro) comodigno de representação, dando assim aos nossos valores, um suposto caráter de universalidade. Em vista disso, o etnocentrismo é uma atividade na qual a visão ou avaliação de um determinado gruposocial baseia-se nos valores adotados pelo seu grupo como referência e padrão de valor, sendo uma atitude discriminatória e preconceitura. Basicamente, encontra-se em tal posicionamento um grupo étnicoconsiderar-se como superior a outro.

Alteridade
Pressuposto básico de que todo homem social interage e interdepende de outros indivíduos. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociaisafirmam, a existência do “eu individual” só é permitida mediante um contato com o outro (a consciência da diversidade cultural e da pluralidade das culturas). Dessa forma, um ser apenas existe a partir dooutro, da visão do outro, o que permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto do próprio ser. É a partir do reconhecimento do outro que se...
tracking img