Conceitos de ginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentários sobre Conceitos de Ginástica

3.2.1 – GINÁSTICA

Conceito: Pode ser conceituada como a arte de exercitar o corpo; traz em si uma movimentação corporal cuja construção se deu a partir das relações sociais. É um conjunto de exercícios corporais sistematizados e ampliados com fins competitivos, educativos, formativos, artísticos ou terapêuticos. Como modalidade esportiva nela seconjugam a força, a agilidade e a elasticidade (Santana, 1996).

Comentário: Exercício corporal como forma de desenvolver apenas a força e a agilidade e desenvolver outras capacidades e habilidades.

Conceito: Esporte de competição nasce nos fins do século 19, em que o corpo é posto à prova em todos os seus limites. Provém do grego gymna-zein, isto é, “treinar nu” (Duarte, 1996).

Comentário:Exercitar-se nu e a forma que os gregos praticavam exercícios.

3.2.2 – GINÁSTICA AERÓBICA DE COMPETIÇÃO

Conceito: Esporte que visa a estimular o desenvolvimento do sistema cardiovascular por meio do exercício físico, exigindo habilidade, postura, controle dos membros e velocidade de movimentos (Duarte, 1996).

Comentário: Atividade alegre, com movimentos e expressões corporaisdiversificadas e com um acompanhamento inerente da musicalidade. Os atletas precisam de muito dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo.

3.2.3 – GINÁSTICA EM CAMA ELÁSTICA
Conceito: Esporte que exige dos competidores muita versatilidade, saltos mortais utilizando-se da elasticidade e da cama para praticamente voar a alturas incríveis (Duarte,1996).

Comentário: O atleta executa saltosacrobáticos em um trampolim.

3.2.4 – GINÁSTICA FORMATIVA OU EDUCATIVA
Conceito: Tem por objetivo essencial contribuir diretamente para o desenvolvimento harmonioso do organismo e formação da personalidade, dos pontos de vista psíquico, funcional e social, por meio de movimentos qualificados, em quantidades determinadas e de efeitos previstos, tanto quanto possível (Hurtado, 1996).

Comentário:Exercícios artificias, formais ou construídos que pretendem educar o organismo deste ser humano, por parte ao invés de considera-lo um todo complexo.

3.2.5 – GINÁSTICA DE APLICAÇÃO

Conceito: Procura adaptar as possibilidades psicomotoras individuais às necessidades imediatas da vida prática profissional (Hurtado, 1996).

Comentário: Atividade física orientada, praticada durante o horário deexpediente, visando benefícios pessoais. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

3.2.6 – GINÁSTICA RÍTMICA

Conceito: É o conjunto de exercícios físicos acompanhados de música. Se há predomínio do movimento da dança, trata-se de ginástica coreográfica. A ginástica rítmica recorre a movimentos de natureza artificial, difíceis,que nem sempre correspondem às possibilidades mais naturais do corpo. Tais formas de ginástica não têm valor educativo geral, conduzindo a uma especialização perigosa e, em muitos casos, prejudicial ao organismo (Hurtado, 1996).

Comentário: Possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música ecoordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola e as fitas.

3.2.7 – GINÁSTICA TERAPÊUTICA

Conceito: Os efeitos locais e gerais dos exercícios ativos e passivos são aproveitados no sentido de atuar beneficamente na capacidade funcional que esta comprometida. A ginástica terapêutica é individual e requer indicações e estreita vigilânciamédica (Hurtado,1996).

Comentário: Une um intenso trabalho respiratório a movimentos corporais lentos e contínuos. Assim trabalha todo o corpo por meio de exercícios físico bem simples, abertos e arredondados, com o objetivo de trabalhar bastante o diafragma.

3.2.8 – GINÁSTICA FORMATIVA

Conceito: Sob essa denominação estão colocados os exercícios analíticos originários do método...
tracking img