Conceito milk run

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A logística empresarial se preocupa com a matéria-prima até a distribuição final do produto acabado dentro de dois grandes grupos (no caso aqui em questão, a montadora e seus fornecedores). A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, facilitando o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o seu consumo final. Ela estuda umamaneira de administração que garanta um melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição, por meio de planejamento, organização e controle efetivo nas atividades de movimentação e armazenagem. Entre estas formas de administrar os estoques estão os sistemas Just-In-Time e Kanban.
O sistema Just-In-Time (JIT) tem por objetivo eliminar desperdícios e melhorar continuamente o processoprodutivo, conseguidos por meio de um mecanismo de redução de estoques, buscando-se também identificar os problemas que costumam ficar escondidos atrás dos estoques excessivos. Os custos diretos e indiretos gerados pelo JIT são diminuídos com a redução dos estoques, com a eliminação de desperdícios, com o envolvimento dos trabalhadores, com os lotes pequenos e a redução do lead time.
Já o Kanban é umprocesso do sistema Just-In-Time e funciona como requisição de produção, sistema de emissão de requisições e ordens de produção. Ele é um sistema de informação que controla as quantidades de produção em todos os processos.
Veremos aqui o planejamento e controle, um sistema logístico de coleta programada de peças e o Milk Run que é muito utilizado pelas montadoras. Este sistema utiliza caminhõesque percorrem diversos fornecedores para transportar os itens necessários à produção diária da montadora.
Entre as medidas adotadas pelas montadoras para melhorar o gerenciamento da produção em logística está a utilização dos sistemas Just-In-Time e Kanban no Milk Run. Veremos aqui que a introdução destes dois sistemas contribui para o aumento da precisão das entregas e para a redução doscustos diretos e indiretos ocasionados pela diminuição do espaço físico e do capital para manter estoques.





















2 PLANEJAMENTO E CONTROLE

O processo de definir quais objetivos a empresa pretende alcançar e quais recursos pretende aplicar chama-se “planejamento”. O processo de definir como as atividades serão realizadas, por meio da utilização de recursos,chama-se “organização”. “O processo de organizar, ou processo de organização, cria uma estrutura estável e dinâmica, que define o trabalho que as pessoas, como indivíduos ou integrantes de grupos, devem realizar” (MAXIMIANO, 2000, p. 265).
Da mesma forma que ocorre no planejamento estratégico e outras técnicas de administração, toda organização tem uma estrutura organizacional. Grandes organizaçõestêm estruturas complexas, explícitas e formalizadas. A estrutura organizacional é um recurso que todas as organizações utilizam. É também uma estratégia, por meio da qual cada organização mobiliza seus recursos. Para montar uma estrutura organizacional eficaz, que facilite a realização dos objetivos, os administradores devem levar em conta diversos fatores internos e externos (MAXIMIANO, 2000).Quando nos referimos à operação produtiva, encontramos em Slack et al (1996) que a mesma requer planos e controle, mesmo que a formalidade e os detalhes dos planos e do controle possam variar. Algumas operações são mais difíceis de planejar do que outras. As que têm um alto nível de imprevisibilidade podem ser difíceis de planejar. Já as operações que têm um alto grau de contato com osconsumidores podem ser difíceis de controlar devido à natureza imediata de suas operações. Em todos os casos os diferentes aspectos do planejamento e controle podem ser vistos como representando a conciliação entre fornecimento e demanda.

2.1 Diferença entre planejamento e controle

Quando pensamos nessa diferença encontramos em Slack (1996, p. 320) “que um plano é uma formalização de o que se...
tracking img