Conceito do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de estado
O estado como ordem política da sociedade é conhecido desde a antiguidade aos nossos dias, pela origem e pela essência, não passa daquela “instituição social que um grupo vitorioso impôs a um grupo vencido, com o único fim de organizar o domínio do primeiro sobre o segundo e resguardar se contra rebeliões intestina e agressões estrangeiras.”. Uma organização que contacom o monopólio da violência legítima, pelo que dispõe de instituições como as forças armadas, a polícia e os tribunais, pelo fato de assumir as funções de governo, defesa, segurança e justiça, entre outras, num determinado território.
Gregos
A organização política própria da Grécia Antiga foi a polis (cidadeEstado).Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada peloscidadãos , isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais. (Convite a Filosofia, capítulo 7, Marilena Chaui, Editora Ática). Não se tem certeza de um Estado Grego único, englobando toda a civilização helênica, mas sim várias cidades-estados, com diferenças de vida e costumes.Os gregos que apareceram com o que denominamos de estado( ou cidade estado) sendo que estado e polis eramregulares.
A primeira experiência política importante no mundo ocidental foi realizada na Grécia por volta do século V A.C. A unidade política grega era a polis, ou cidade-estado, cujo governo foi, em alguns momentos, democrático. Os habitantes que alcançavam a condição de cidadãos - da qual estavam excluídos os escravos - participavam das instituições políticas. Essa democracia diretateve sua expressão mais genuína em Atenas. Para os filósofos gregos, o núcleo do conceito de estado se achava representado pela idéia de poder e de submissão. Platão, em A república e As leis, afirmou que a soberania política devia submeter-se à lei. Para ele, somente um estado em que a lei fosse o soberano absoluto, acima dos governantes, poderia tornar os cidadãos felizes e virtuosos. Platãoesboçou o modelo de uma cidade-estado ideal, na qual a lei exercia uma função educadora tanto dos cidadãos como do estado. Aristóteles distinguiu várias formas de governo e de constituição, mas admitiu limites ao exercício do poder por intermédio do direito e da justiça
Roma
Teve início com um pequeno agrupamento humano, experimentou várias formas de governo, expandiu seu domínio p/ vastasregiões do mundo conhecido na época. Inicialmente, Roma manteve as características de cidade-estado. Assim como no Estado grego, somente uma pequena faixa da população participava diretamente do governo. O domínio de Roma sobre uma grande extensão territorial e o cristianismo iria determinar a superação da cidade-estado, promovendo o advento de novas formas de Estado, englobado no conceito de EstadoMedieval.
A discussão de Maquiavel na obra “O Príncipe” (1513) marca o início da discussão sobre o Estado… Mas isso não significa que antes não existissem formas de governo e formas de poder... “Todos os Estados, todas as dominações que tiverem e tem império sobre os homens foram e são república ou principados”. Ligado à organização política onde as condições físicas, biológicas,psicológicas, econômicas, intelectuais, morais e jurídicas, giram em torno de um governo que administra sob o poder de coação, uma autoridade que provém do uso incontido da força. (QUEIROZ LIMA, 1957). A organização política de Roma foi, no início, semelhante à grega. A Civitas (cidade) era o centro de um território reduzido, onde todos os cidadãos participavam do governo. Com a expansão do império e dasleis gerais promulgadas por Roma, respeitaram-se as leis específicas dos povos dominados.
Medieval
O feudalismo foi o sistema socioeconômico dominante na era medieval. No plano do estado, não há dúvida que a Idade Média trata de um dos períodos mais difíceis,instável e heterogêneo.No século II A.C., Roma deu início a uma política expansionista. No entanto, por volta do século III D.C.,...
tracking img