Conceito de trabalho para durkheim, weber e marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX

Trabalho, alienação e sociedade capitalista

Para Marx a grande aflição social é o fato do trabalhador produzir algo que não pode lhe pertencer por pertencer a outro que o domina. A isto ele chama de alienação.

Nesse sentido o trabalhador é estranho ao produto do seu trabalho, à a atividade que realiza e, o trabalho passa a ser um meio de vida.

Ao chegar a este raciocínioMarx crê que o trabalhador só existe quando matem viva sua relação com o trabalho, consequentemente com o capital. Desta forma só pode existir quem existe para economia política, isto é, aquele que tem salário, ou, aquele que produz alguma coisa por meio de sacrifícios e dependências.

Neste caso o trabalhador não encontra significado no trabalho senão uma forma de garantir a sua sobrevivência, aoponto de se tornar escravo e sofrer um tipo especial de desumanização. É assim que sobrevive o capitalismo em sua divisão de trabalho onde o interesse de uma minoria determina o sacrifício da maioria, a ponto de retirar do trabalho todo seu sentido para aqueles que o realiza. O produtor só consegue realizar as coisas simples podendo ser facilmente substituído por outro mais especializado.

Aalienação acontece também quando se toma consciência do crescimento da riqueza ao mesmo tempo em que o trabalhador e a natureza são explorados simplesmente, são apenas “meios” para satisfazer as necessidades dos outros. É assim que acontece no capitalismo, ou seja, o trabalhador, sua força de trabalho e a própria natureza são apenas “mercadorias”.

Para Marx o caráter social do trabalho e asrelações sociais acabaram sendo determinadas sob uma forma fixa em “valor e dinheiro”, sofrendo grande dano dentro de sua percepção de vida social.

Para ele a sociedade comunista é a grande reclamação da sociedade, e isto acontece com extinção da alienação, isto é, que o trabalho seja realizado em relações transparentes e racionais entre homens e com a própria natureza.





A análisesocioeconômica do capitalismo e O capital

Pode-se dizer que o pensamento de Marx é voltado para a compreensão da formação da sociedade, que é exercido através de qualquer atividade que produza algo, que por conseqüência estará gerando a divisão e a criação de novas atividades, que assim se tornará um ciclo onde a produção gera mais produção.

Para compreender o a economia social do capitalismo, deve-seanalisar a crítica, mas não no sentido de apreciar minuciosamente, mas sim analisá-la como modo de conhecimento, isto é, como apreciação, extraindo os elementos mais importantes.

Através do seu livro “O capital” que foi sua obra prima, Marx ainda faz uma análise sobre o aspecto da mercadoria e do trabalho, onde é permitida a visão de um fator característico da nossa sociedade que é não conhecerquem produz o produto, mas apenas o que foi produzido. Portanto, através de Marx podemos chegar ao entendimento de que o trabalho pode ser caracterizado como abstrato, pois socialmente ele é igualado, porque não existe no mercado da nossa sociedade, uma mercadoria além do trabalho, capaz de estabelecer um equilíbrio nos conjuntos dos diversos tipos de economia que temos nos dias atuais.DURKHEIM

Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência e Os dois tipos de solidariedade

A coesão, pode se definir como aquilo que nos proporciona viver em sociedade, viver juntos e em união. Com isto, a solidariedade social, acaba se tornando responsável pela união da nossa sociedade como a idéia de coesão entre os homens e não de ajudar o próximo.

Essa solidariedade social dependedas nossas (homens) ações, ou seja, o trabalho é o nosso compromisso para com a sobrevivência em sociedade.

Na solidariedade mecânica, Durkheim percebe que existe uma baixa divisão do trabalho fazendo com que os homens se assemelhem entre si pois é somente por questão de sobrevivência que trabalhamos. Pode-se ter como exemplo uma tribo indígena, onde a divisão do trabalho é pequena, onde os...
tracking img