Fichamento tres ensaios sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:


FREUD, S. Três Ensaios sobre a Sexualidade (1905), In. Freud S. Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas de Sigmund Freud – Um Caso de Histeria, Três EnsaiosSobre a Sexualidade e Outros Trabalhos (1901 – 1905) RJ: Imago, 2006 V. VII [p.119 - 231].


RESUMO, CITAÇÕES E COMENTARIOS:


Ver os prefácios das edições antigas: – que foram sendomodificadas por acréscimos em cada edição


I ENSAIO - AS ABERRAÇÕES SEXUAIS (p. 128 - 162)


Introdução dos termos: Objeto Sexual – a pessoa que provém a atração sexualAlvo Sexual - ação pela qual a pulsão imnpele

Mais especificamente no que diz respeito à perversão sadomasoquista, o autor a associa, em um primeiro momento, a uma espécie de“autonomização hipertrofiada” de determinadas características da pulsão, estabelecendo uma equivalência entre o par de elementos opostos nela presente e as formas ativas e passivas da sexualidade. Ainda no que dizrespeito à gênese de tal perversão, levanta a hipótese de que o seu componente agressivo adviria de antigos “apetites canibais” e que a contribuição do “aparelho de dominação”, na verdade, estaria aserviço de “outra grande necessidade”, que se pode interpretar como sendo relativa à autoconservação.
Não satisfeito com estas duas hipóteses, Freud passa a explicar a presença do par de elementosopostos sadomasoquistas, a partir de uma espécie de disposição à bissexualidade que reuniria os caracteres masculinos e femininos da pulsão no mesmo indivíduo.
Mas, se no início dos Três ensaios, nomomento em que Freud desmonta as noções “populares” de alvo e objeto específicos, opondo-se a toda e qualquer concepção pré-determinada da sexualidade, como pode admitir uma disposição originária denatureza bissexual?
Consideramos que essas oscilações, presentes em 1905, poderiam ser melhor compreendidas, caso não nos esqueçamos de que esta obra foi escrita logo após o abandono da teoria da...
tracking img