Conceito de identidade e alteridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Técnico de Jardinagem e espaços verdes
Ação 12019


Processos Identitários CP4

“ IDENTIDADE E ALTERIDADE “





Formanda: Susana Paula Tinoco Da Silva
Formadora: Fernanda Morgado


Identidade, Alteridade será que é o mesmo? Não um não existe sem os outros completam-se como ao longo deste trabalho vou explicar os conceitos.
Fiz pesquizas na net e reli os apontamentosda formadora e li algumas passagens do livro identidades assassinas.
Para termos uma boa alteridade temos que conhecer bem a nossa alteridade e saber reagir na alteridade podermo-nos meter no papel do outro sem magoa-lo, sem nos acharmo-nos superiores a ele termos empatia, solidariedade pelo outro seguir os princípios de conduta, seguir a identidade á risca aquela primaria que os nossos pais nosensinaram com respeito e compreensão meter-nos no lugar do eu e o outro!
A identidade é algum que se constrói a identidade se faz presente.


Identidade e Alteridade conceitos diferentes que se interligam. A identidade é construída de pertenças múltipla, “ o eu e o outro, o nós e o eles”. A identidade é algum que se constrói enquanto a alteridade se faz presente, é a forma como olhamos para ooutro e nos no seu papel.
Para termos uma boa alteridade temos que conhecer e ter uma identidade com valores, respeito, compreensão, solidariedade, compaixão para sabermos interpretar o papel do outro.
Conhecermos é enriquecedor para a nossa saúde mental derivado a podermos lidar com o fracasso e não cairmos numa depressão, podermos reconhecer os nossos erros com o outro e não os cometer.Todos somos seres sociais e agimos com normas, todo o ser humano tem direitos mas também tem deveres perante a sociedade.
Todo o ser vivo tem a sua opinião o seu ponto de vista e temos que saber nos respeitar uns aos outros.
A identidade é influenciada pela religião partido político, etnia, país etc…
Na alteridade temos a qualidade de ser o outro, e temos a diversidade de múltiplos papéis econflitos de valores. Pode-se dizer que o nosso papel requer distinção ou oposição. O Eu define-se sempre em ao que não é ou reconhecer o outro em mim. Na alteridade existem princípios de conduta “Valores de comportamento socialmente aceites”. Os princípios de conduta são: Empatia, reação compassiva, solidariedade, igualdade, equidade, liberdade.
Na alteridade temos que ter tolerância que éaceitar a diferença, e respeitar essa diferença seja o outro ou o seu grupo.
A palavra identidade é a resposta aquém és a nossa personalidade, os nossos valores, como nos damos a conhecer ou como queremos ser vistos.
A identidade é algum que se constrói enquanto a alteridade se faz presente.


A identidade é aquilo que faz com que eu não seja idêntico a outra pessoa, é algum que nasce connoscomas constrói-se e transforma-se ao longo da vida. A alteridade é o papel de nos metermos no lugar no outro sem termos superioridade em relação a ele e sim termos solidariedade empatia.

“Tolerar a existência do outro,
E permitir que ele seja diferente,
Ainda é muito pouco.
Quando se tolera,
Apenas se concede
E essa não é uma relação de igualdade,
Mas de superioridade de um sobre o outro.Deveríamos criar uma relação entre as pessoas,
Da qual estivessem excluídas
A tolerância e a intolerância.”
(José Saramago)




“O homem é por natureza um ser social e politico para viver sozinho teria de ser ou um deus ou um animal”

“Todos iguais todos diferentes”
“Somos personagens de uma história que nós mesmos criamos, fazendo-nos autores e personagens ao mesmo tempo”.

"Enquantoa cor da pele dos homens valer mais do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra."







“ Se virmos a nossa identidade como sendo feita de pertenças múltiplas; a partir do momento em que conseguimos ver em cada um nós, nas nossas origens, na nossa trajetória, os confluentes diversos, as contribuições diversas, as mestiçagens diversas influências subtis e contraditórias; a partir...
tracking img