1968 Um ano emblematico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1968: O ano emblemático

O ano de 1968 foi marcado por profundas mudanças sociais. Acompanhado de perto do novo modelo de comunicação, a televisão, o mundo pode ter maio acesso as informações e atudo que se passava no mundo, as suas mudanças, tendências ideológica, tentativa de mudanças seja ela radical o pacifista, contra ou a favor do capitalismo, liberalismo ou socialismo.
Fortementemarcados pela revolução antiimperialista cubana, o mundo passou por vários momentos de dúvidas e incertezas quanto ao verdadeiro bem estar promovido pelo sistema capitalista. As idéias socialistasganhavam força nos discursos inflamados dos seus militantes, mas a dúvida colocada quanto ao autoritarismo do governo de Stalin na URSS, fica uma grande dúvida. A discussão toma força com os movimentossociais nos Estados Unidos, contra a Guerra do Vietnã e o alistamento de jovens para guerra. Esses movimentos marcam uma mudança no senso da sociedade que passa a lutar pelos seus direitos e não queremmais ficar caladas ante aos abusos das lideranças políticas. Mártir L. king luta pelos direitos dos negros americanos e pela igualdade social, mesmo com seu discurso pacifista, alcançam várias conquistaem prol dos negros, atrelado aos movimentos surgem também grupos jovens negros que lutam pelos seus ideais políticos e sociais como os Panteras Negras e Black Power, que discutem a utilização denegros nas linhas de frente no conflito do Vietnã. Paralelo ao movimento anti Vietnã, surgem movimentos de jovens hippy que pregam uma política de amor “faça amor não faça guerra”, porém, apóiam autilização de drogas como a maconha, estes e suas atitudes são vistos como movimentos de anti cultura, pois tentam romper com uma postura tradicional da sociedade americana.
Os movimentos jovens não ficamrestritos aos Estados Unidos, a Europa e o Brasil também têm seus movimentos sociais que lutam por mudanças nos seus sistemas, na França o movimento estudantil luta por uma reformulação no sistema...
tracking img