Conceito de contabilidede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE CIENCIAS CONTABEIS

RICARDO COELHO RIBEIRO

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS



RIO MARIA- PA
2012

RICARDO COELHO RIBEIRO

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis Semestre 1° da UNOPAR- UniversidadeNorte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores: Equipe de Professores do 1° semestre


RIO MARIA-PA
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CONCEITO, OBIJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 5

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 6

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 7

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 8

A MISSÃO DA EMPRESA 9A VISÃO EMPRESARIAL 10

PROCESSO ADMINISTRATIVO 11

AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 12

ASPCTOS JURÍDICOS 13

PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMATICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS

CONTÁBEIS 14

CONCLUSÃO 15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 16


Introdução

Vive-se na era do conhecimento e em um mundo globalizado, trazendo por consequência aexigência de um profissional mundial e não mais restrito ao âmbito nacional e/ou regional. Dentro desse contexto, surge a necessidade de reformulação da formação do profissional, especificamente do profissional contábil, e esse precisa da interdisciplinaridade no âmbito da sua formação para conseguir se manter competitivo no cenário global. Diante disso, esse trabalho tem como ponto norteadordemonstrar a importância da junção entre as Ciências Matemáticas (Matemática, Estatística e Informática) e as Ciências Contábeis, ratificando a relevância da Contabilometria.
A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Possui trêsrequisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar estas decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, quecontribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Observa-se com certa frequência que várias empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Existem empresários que criticam a carga tributária, os encargos sociais, a falta de recursos, os juros altos, etc., fatores estes que, sem dúvida, contribuem para debilitar a empresa. Entretanto,descendo a fundo nas investigações, constata-se que, muitas vezes, o problema principal não repousa naquelas críticas, mas na má gerência, nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim observa-se, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em consequência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.
È nesta integração, nodesenvolvimento das atividades de cada setor da empresa, que deve a contabilidade atuar de maneira a auxiliar todos os profissionais na execução de suas tarefas, deve a ciência Contábil ser utilizada como forma de “Ferramenta da Gestão empresarial”, fornecendo informações úteis para cada setor da empresa e consequentemente servindo de elo entre todas as áreas. As informações geradas pela Contabilidadepermitem que o Administrador ao tomar uma decisão, esteja seguro dos seus resultados. Cada sistema menor da empresa, cada área da empresa (Administração, Marketing, R.H., Compras, Financeiro, Comercial, etc.) utilizam dos serviços contábeis para uma maximização de seus resultados e consequentemente contribuindo para o sucesso do sistema maior: A própria empresa.

CONCEITO DE CONTABILIDADE...
tracking img