Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Geral

INTRODUÇÃO À CONTABILIDEDE

Conceitos de Contabilidade

Quando se inicia o estudo da contabilidade, a primeira coisa que fazemos é conceituá-la. Assim, em pesquisa à literatura contábil, podem-se encontrar vários conceitos do que é contabilidade:

“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários comdemonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.” Conceito do IBRACON, aprovado pela CVM, através da Deliberação nº 29/86.

“A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manterem um controle permanente do patrimônio da empresa.” – Osni Moura Ribeiro

“É a Ciência (outécnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpretam os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão da riqueza patrimonial.” – Hilário Franco.

“A Contabilidade é a ciência que estuda opatrimônio à disposição das aziendas,, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para anunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos.” – Frederico Hermann Jr.

“É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.” - Conceito oficialque foi formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.

Objeto da Contabilidade

O objeto de estudo da Ciência Contábil é o patrimônio das entidades econômico-administrativas, trabalhando sobre ele para produzir conhecimentos e informações.

Objetivo da Contabilidade

A Contabilidade tem comoobjetivo permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

Finalidade da Contabilidade

A principal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.

As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e dedespesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.

As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.

Existem ainda diversas finalidades para as quais são utilizadas as informações produzidas pela contabilidade, mas duas têm preponderância dentre todas: (Controle e Planejamento).

Controle –é o processo pelo qual a administração confirma que a organização está agindo de acordo com os planos e políticas traçados pela administração.

Planejamento – é o processo de decidir que curso de ação tomar para o futuro da organização.

Diversos ramos aplicados da Contabilidade

O estudo contábil do patrimônio pode ser aplicado a qualquer entidade que possua patrimônio, queatue economicamente produzindo bens e serviços, e entidades públicas.

Assim, percebe-se que o campo de aplicação da contabilidade é bastante amplo, abrangendo todas as entidades físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que exerçam atividade econômica visando atingir determinada finalidade.

Segundo a NBC T1 – Das Características da Informação Contábil, a Contabilidade,em sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários....
tracking img