Conatabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA CONTABILIDADE RURAL COMO UMA FERRAMENTA GERENCIAL





Rodrigo Martins Furtado

Vânia Farias da Silva

Curso de Ciências Contábeis

Pólo: Mineiros – Goiás

Orientador: Ingrid Grace de Souza





RESUMO

Este estudo tem por objetivo primeiramente conceituar a contabilidade gerencial e posteriormente à contabilidade rural com afinalidade de demonstrar sua aplicabilidade nas propriedades rurais fazendo com que estas conquistem um planejamento, gerenciamento e um controle de seus patrimônios buscando obter maiores índices de lucratividade e produtividade através da utilização da contabilidade rural onde os dados serão inseridos e posteriormente as informações serão finalizadas a fim de orientar o produtor rural eauxiliá-lo na tomada de decisões. Assim através deste estudo busca-se demonstrar o reconhecimento que produtor rural deve ter em entender-se como um empresário no qual visualize sua propriedade como se esta fosse uma empresa, a fim de realizar todas as etapas de desenvolvimento de forma ordenada e controlada para estar atualizado perante seu patrimônio e perante as novidades deste ramo tornando-se maiscompetitivo e alcançando um sucesso economicamente responsável através da utilização correta dos aspectos inseridos na contabilidade rural como custos, despesas, amortizações, depreciações e exaustão dos recursos utilizados em suas propriedades finalizando o ano agrícola com a capacidade de lucratividade á cada safra maior.



Palavras- Chave: Contabilidade Rural, Contabilidade Gerencial,Propriedades Rurais.









INTRODUÇÃO


Atualmente o mercado passa por constantes mudanças e mais do que nunca as informações se tornam importantes, pois é através das informações que estes profissionais e empresários podem detectar oportunidades e ameaças no mercado globalizado, assim vale ressaltar que as mudanças significativas ocorreram também nas propriedades rurais tendo emvista a necessidade dos produtores rurais de se atualizar perante equipamentos, produtos, e forma de manejo buscando assim maiores e melhores índices de produtividade e lucratividade. Dessa forma pode-se observar que é neste ambiente que a contabilidade rural passa a se tornar uma ferramenta gerencial de grandiosa importância para o controle econômico-financeiro destas propriedades fazendo com que acontabilidade Rural se torne geradora de dados e informações a fim de controlar o patrimônio dos produtores, auxiliando-os a gerenciar seus investimentos e despesas a fim de estruturar uma propriedade legalizada, ajustada e economicamente controlada, sendo estes, itens que se tornaram ferramentas gerenciais de grande eficiência para o sucesso das atividades realizadas.
Dessa forma esteestudo visa unir aspectos da contabilidade gerencial e aplicá-las ás propriedades rurais, a fim de melhorar o controle e atingir uma contabilidade ajustada á este ramo garantindo o controle e a gerência de todo capital envolvido nestas propriedades assim este estudo irá demonstrar de que forma a contabilidade gerencial deve e pode ser aplicada ao meio rural através da descrição de aspectos que irãoesclarecer como a Contabilidade Rural irá tratar as atos e fatos ocorridos nas propriedades rurais.


1. CONCEITO DE CONTABILIDADE GERENCIAL


Segundo Marion (1998, p. 24), a Contabilidade “é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões”.
Desse modo acontabilidade em si vem ganhando através dos anos um grau de importância cada vez maior para a sociedade, pois antigamente a contabilidade somente servia para detectar lucros dos clientes no ano corrente o que atualmente se tornou uma atividade mais complexa, pois oferece seus dados para os sindicatos, investidores, fisco, governo, credores dentre outros. Assim pode se entender através das palavras de...