Conatabilidade rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA CONTABILIDADE RURAL COMO UMA FERRAMENTA GERENCIAL





Rodrigo Martins Furtado

Vânia Farias da Silva

Curso de Ciências Contábeis

Pólo: Mineiros – Goiás

Orientador: Ingrid Grace de Souza





RESUMO

Este estudo tem por objetivo primeiramente conceituar a contabilidade gerencial e posteriormente à contabilidade rural com afinalidade de demonstrar sua aplicabilidade nas propriedades rurais fazendo com que estas conquistem um planejamento, gerenciamento e um controle de seus patrimônios buscando obter maiores índices de lucratividade e produtividade através da utilização da contabilidade rural onde os dados serão inseridos e posteriormente as informações serão finalizadas a fim de orientar o produtor rural eauxiliá-lo na tomada de decisões. Assim através deste estudo busca-se demonstrar o reconhecimento que produtor rural deve ter em entender-se como um empresário no qual visualize sua propriedade como se esta fosse uma empresa, a fim de realizar todas as etapas de desenvolvimento de forma ordenada e controlada para estar atualizado perante seu patrimônio e perante as novidades deste ramo tornando-se maiscompetitivo e alcançando um sucesso economicamente responsável através da utilização correta dos aspectos inseridos na contabilidade rural como custos, despesas, amortizações, depreciações e exaustão dos recursos utilizados em suas propriedades finalizando o ano agrícola com a capacidade de lucratividade á cada safra maior.



Palavras- Chave: Contabilidade Rural, Contabilidade Gerencial,Propriedades Rurais.









INTRODUÇÃO


Atualmente o mercado passa por constantes mudanças e mais do que nunca as informações se tornam importantes, pois é através das informações que estes profissionais e empresários podem detectar oportunidades e ameaças no mercado globalizado, assim vale ressaltar que as mudanças significativas ocorreram também nas propriedades rurais tendo emvista a necessidade dos produtores rurais de se atualizar perante equipamentos, produtos, e forma de manejo buscando assim maiores e melhores índices de produtividade e lucratividade. Dessa forma pode-se observar que é neste ambiente que a contabilidade rural passa a se tornar uma ferramenta gerencial de grandiosa importância para o controle econômico-financeiro destas propriedades fazendo com que acontabilidade Rural se torne geradora de dados e informações a fim de controlar o patrimônio dos produtores, auxiliando-os a gerenciar seus investimentos e despesas a fim de estruturar uma propriedade legalizada, ajustada e economicamente controlada, sendo estes, itens que se tornaram ferramentas gerenciais de grande eficiência para o sucesso das atividades realizadas.
Dessa forma esteestudo visa unir aspectos da contabilidade gerencial e aplicá-las ás propriedades rurais, a fim de melhorar o controle e atingir uma contabilidade ajustada á este ramo garantindo o controle e a gerência de todo capital envolvido nestas propriedades assim este estudo irá demonstrar de que forma a contabilidade gerencial deve e pode ser aplicada ao meio rural através da descrição de aspectos que irãoesclarecer como a Contabilidade Rural irá tratar as atos e fatos ocorridos nas propriedades rurais.


1. CONCEITO DE CONTABILIDADE GERENCIAL


Segundo Marion (1998, p. 24), a Contabilidade “é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões”.
Desse modo acontabilidade em si vem ganhando através dos anos um grau de importância cada vez maior para a sociedade, pois antigamente a contabilidade somente servia para detectar lucros dos clientes no ano corrente o que atualmente se tornou uma atividade mais complexa, pois oferece seus dados para os sindicatos, investidores, fisco, governo, credores dentre outros. Assim pode se entender através das palavras de...
tracking img