Comunidades e ssociedades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunidades e Sociedades
Comunidade
Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local, se organizam dentro de um conjunto denormas e possuem relações primárias. Usaremos como exemplo dos eco vilarejos, nos quais famílias vivem buscando uma vida ecologicamente correta.
Existem mais de 400 eco vilarejos no mundo, de acordocom o banco de dados da Global Ecovillage Network. Um deles é o Vilarejo Dancing Rabbit, Missouri, Estados Unidos.
O Eco vilarejo Dancing Rabbit é uma comunidade de 280 acres em desenvolvimento aonordeste de Missouri com metas de longo alcance. A comunidade busca ser uma cidade totalmente auto dependente que pratica a "sustentabilidade ambiental radical," conforme o Web site da comunidade. Osfundadores da cidade esperam atrair entre 500 e 1,000 habitantes para criar uma comunidade diversificada com maior capacidade de suprir totalmente as suas próprias necessidades. A Dancing Rabbit tem atémesmo a sua própria moeda local, para incentivar o comércio local e a geração de empregos locais.
O eco vilarejo estabeleceu um conjunto de seis diretrizes que podem parecer extremas para osambientalistas acomodados entre nós, mas que deverão dirigir a cidade em seu caminho rumo à conquista da sustentabilidade.
I. Nenhum veículo será usado dentro do vilarejo.
II. Combustíveis fósseis paracarros, refrigeração, aquecimento e refrigeração doméstica, bem como aquecimento doméstico de água não são permitidos.
III. Toda a jardinagem deve ser orgânica.
IV. Toda energia deve vir de recursosrenováveis.
V. Não é permitida madeira vinda de fora da área local, a menos que seja reciclada ou recuperada.
VI. Lixo orgânico e materiais recicláveis devem ser reincorporados em produtos utilizáveispor meio de métodos como de compostagem.


Sociedade

Uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros...
tracking img