Comunidades e ssociedades

638 palavras 3 páginas
Comunidades e Sociedades
Comunidade
Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local, se organizam dentro de um conjunto de normas e possuem relações primárias. Usaremos como exemplo dos eco vilarejos, nos quais famílias vivem buscando uma vida ecologicamente correta.
Existem mais de 400 eco vilarejos no mundo, de acordo com o banco de dados da Global Ecovillage Network. Um deles é o Vilarejo Dancing Rabbit, Missouri, Estados Unidos.
O Eco vilarejo Dancing Rabbit é uma comunidade de 280 acres em desenvolvimento ao nordeste de Missouri com metas de longo alcance. A comunidade busca ser uma cidade totalmente auto dependente que pratica a "sustentabilidade ambiental radical," conforme o Web site da comunidade. Os fundadores da cidade esperam atrair entre 500 e 1,000 habitantes para criar uma comunidade diversificada com maior capacidade de suprir totalmente as suas próprias necessidades. A Dancing Rabbit tem até mesmo a sua própria moeda local, para incentivar o comércio local e a geração de empregos locais.
O eco vilarejo estabeleceu um conjunto de seis diretrizes que podem parecer extremas para os ambientalistas acomodados entre nós, mas que deverão dirigir a cidade em seu caminho rumo à conquista da sustentabilidade.
I. Nenhum veículo será usado dentro do vilarejo.
II. Combustíveis fósseis para carros, refrigeração, aquecimento e refrigeração doméstica, bem como aquecimento doméstico de água não são permitidos.
III. Toda a jardinagem deve ser orgânica.
IV. Toda energia deve vir de recursos renováveis.
V. Não é permitida madeira vinda de fora da área local, a menos que seja reciclada ou recuperada.
VI. Lixo orgânico e materiais recicláveis devem ser reincorporados em produtos utilizáveis por meio de métodos como de compostagem.

Sociedade Uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros

Relacionados

  • Livro da história de bonsucesso
    2207 palavras | 9 páginas
  • Resumo de Prática da Administração de Empresas de Peter Drucker
    8751 palavras | 36 páginas