Comunicacao organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL - 2012-08-08

* CEL LUCIENE
* 30 TEMPOS

Atitude – interno (se convence) – para mudar de atitude precisa-se de motivação/é necessário então conhecimento ou seja saber fazer;
Comportamento – externo (ação)

A comunicação auxilia diretamente na influência na mudança de comportamento.

Comunicação (Ação de tornar comum) – todas as pessoas que leram aquelamensagem/ que viram aquela mensagem ou ouviram entenderam a mesma coisa?

Ordem Pública não é entendível pela sociedade de uma forma equânime – por isso utiliza-se o termo PAZ SOCIAL (a sociedade entende melhor).

Ordem Pública – Segurança Pública + Tranquilidade Pública + Salubridade Pública (coleta de lixo, catástrofe, epidemia, etc).
* Paz Social abrange de certa maneira a Ordem Pública.Estratégia interessante para motivar o funcionário – ENDOMARKETING (mercado/troca) – tudo que estimular a troca é MARKETING (pesquisa, experimentação, curiosidade, etc)
* Que troca é essa? Salário $/ salário indireto/ salário emocional (reconhecimento)**** Endomarketing trabalha muito o SE.

Comunicação Interna – necessário usar estratégias adequadas.

Como chegar em um localdesconhecido, sem conhecer as pessoas, o ambiente e o espaço físico – OBSERVAÇÃO ativa (pode até aplicar pesquisa para auxiliar nas estratégias a serem implementadas) – buscar fazer sentir-se dono.

Liderar – dar condições para que a pessoa execute o seu papel.
-------------------------------------------------

Planejamento estratégico x comunicação organizacional
* Identidade Organizacional(negócio, visão e missão)
* Negócio – área de atuação
* Missão – razão da existência (especificado nas legislações existentes – muda-se a forma de escrevê-la institucionalmente – por isso há mudanças na forma de divulgar, ou seja, na ênfase, porém é sempre a mesma).
* Visão – onde pretende-se chegar e como quero ser visto pelas pessoas as quais presta-se o serviço (exemplo: ser referência– como quero ser visto)
* Valores – princípios

É imprescindível termos conhecimento da Identidade Organizacional – é um norte para auxiliar na tomada de decisão, que deverá estar diretamente vinculada a Identidade.

******* qualquer instrução deve estar embasada na identidade organizacional (isso também para entrevista, reunião, troca de experiências, etc).

Não há possibilidade decomprometer-se com algo que não conheça – é imprescindível a INFORMAÇÃO.
A comunicação é uma ferramenta importante para que haja a informação circule.

Para que haja público em uma atividade programada pelo comando há a necessidade de ter interesse dos membros (exemplo: partida de futebol para integração/confraternização) **** Público Interno (filhos; esposas).....
* Camisa para filhos ou paraos adultos?
Estamos fazendo solenidades sem um fundamento específico – ou talvez não está havendo um ENDOMARKETING efetivo.
Exemplo do cartão de aniversário – a P5 manda, mas o próprio comandante que supostamente enviou nem cumprimenta o aniversariante, mesmo ao passar por ele.... só por fazer não tem efetividade... para sentir-se valorizado tem que ter um trabalho individual.-------------------------------------------------

ENDOMARKETING

Duas formas de entrevista – olhando para câmera e olhando direto para o entrevistador.
Sugestão – quando a resposta for de interesse da sociedade olhar para a câmera como se com ela estivesse se comunicando diretamente (pelo menos na ultima fala – com orientação; instrução).
*** Pode ocorrer em uma entrevista voltada para o entrevistador é ofato de, devido a aproximação, acabar usando uma linguagem mais coloquial.

Vídeo:
* Inicialmente fala sobre a imagem – no caso da PM não haverá tanto problema, pois estamos fardados (claro que o fardamento deve estar impecável);
* Linguagem na TV – é preciso não complicar... entender que do outro lado temos milhares de telespectadores;
* Pode haver entrevista programada ou...
tracking img