Compressibilidade do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compressibilidade e adensamento do solo
1. Introdução
Compressibilidade é a relação independente do tempo entre variação de volume e tensão efetiva. É a propriedade que os solos têm de seremsuscetíveis à compressão.
Adensamento é o processo dependente do tempo de variação de volume do solo devido à drenagem da água dos poros.
2. Compressibilidade do solo
Define-se como Compressibilidade arelação entre a magnitude das deformações e a variação no estado de tensões imposta. No caso de solos, estas deformações podem ser estabelecidas através de variações volumétricas ou em termos devariações no índice de vazios. Dependendo da forma adotada, a compressibilidade do solo fica então definida a partir de diferentes parâmetros conhecidos como: módulo confinado (D) , coeficiente de variaçãovolumétrica (mv), coeficiente de compressibilidade (av) e índices de compressibilidade (Cc, Cr, Cs).
Os fatores que determinam a compressibilidade dos solos são:
a) tipo de solo
b) estrutura
c)nível de tensões
d) grau de saturação
O solo é um sistema composto de partículas sólidas e espaçosas, podendo ser preenchidos pela água. As deformações do solo acontecem devido a três fatores, quaissejam:
a) Compressão das partículas sólidas;
b) Compressão dos espaços vazios do solo, com a consequente expulsão da água;
c) Compressão da água existente nos vazios do solo.
A obtenção dessesparâmetros se dá a partir do estudo de compressibilidade dos solos que é efetuado utilizando-se o oedômetro que foi desenvolvido por Terzaghi para estudar as características de compressibilidade ecompressão do solo. A compressibilidade de um solo irá depender do arranjo estrutural das partículas que o compõem e do grau em que estas são mantidas uma em contato com a outra. Em solos saturados, avariação de volume é devida à drenagem da água. Esta situação é verificada para o caso de ocorrência de argilas sedimentares em que se tem S ≅ 100%. No caso de solos de formação não sedimentar –...
tracking img