1930

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ano de 1930 marcou o desenvolvimento de um processo revolucionário que quebrou a hegemonia política que se desenhava no Brasil desde os primórdios do regime republicano. Apesar de significativa, amudança não determinou uma profunda ruptura capitaneada por parcelas significativas da população nacional. Na verdade, a chamada Revolução de 1930 nos aponta uma espécie de rearranjo determinado pelasmudanças vividas na estrutura social e econômica do país.

Desde a década de 1920, as oligarquias sofriam com a pressão dos militares participantes do movimento tenentista e da crise econômicagerada pela retração dos negócios firmados no mercado externo. Nesse meio tempo, ficava claro que não seria possível se sustentar uma estrutura de poder focada no incentivo à agroexportação e nofavorecimento dos grandes proprietários de terra. Os centros urbanos cresciam e, junto deles, uma nova leva de grupos portadores de outras demandas.

No desenvolver da revolução, podemos ver que osparticipantes da Aliança Liberal e Getúlio Vargas se esforçaram para conquistar o apoio desses grupos urbanos, principalmente dos tenentes e dos trabalhadores assalariados. Entretanto, vemos que os mesmostambém se apoiavam na figura de grandes proprietários que se mostravam insatisfeitos com a hegemonia paulista e mineira no governo federal. Dessa forma, não podemos relacionar o evento a um episódiomarcado por grandes transformações.

O que vemos na Revolução de 30 e ao longo da própria Era Vargas é que novos grupos teriam espaço em um cenário político que assumia feições cada vez mais heterogêneas.Operários, empresários, comunistas, profissionais liberais, militares, integralistas determinaram uma nova realidade onde o centro de decisão e debate político se voltava para os grandes centrosurbanos da nação.

Não por acaso, as leis trabalhistas, o desenvolvimento do setor industrial, a criação de empresas estatais marcaram essa mudança de enfoque econômico. Ao mesmo tempo, o café e...
tracking img