Compostos organicos

Escola Secundária Emídio Garcia
Ano 2010/2011
Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial
Física e Química

Trabalho Elaborado por:
Débora Concha PTAL 3 nº7

ÍndiceIntrodução1
O que são compostos orgânicos?2
Qual a utilidade dos compostos orgânicos na vida do Homem?3
A importância dos compostos orgânicos na sociedade4
Conclusão 5Apêndice……………………………………………………………………………………………….6
Bibliografia11

Introdução

Neste trabalho o meu objectivo é falar da Importância dos compostos orgânicos na Sociedade. Milhares de substâncias químicas, que contêm carbono, são usadas em laboratórios e na indústria.
Hojeconhecem-se mais de três milhões de compostos, uns encontram-se na natureza, mas muitos são sintetizados pelo Homem.
É extraordinária a importância da tecnologia química na sociedade: é a química doscorantes e dos produtos farmacêuticos, do papel e da tinta de escrever, das tintas, vernizes e plásticos, da gasolina e da borracha, dos produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário, e éfundamental para a Biologia e para a Medicina.
O carbono é também é um elemento essencial á vida, entra na constituição de todos os seres vivos.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, taiscomo combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos. Esta listagem, não sendo exaustiva, evidencia a importânciada química orgânica numa sociedade em evolução cientifica e tecnológica e no bem estar das populações.
Espero ser o mais clara e objectiva no decorrer deste trabalho.

O que são compostosOrgânicos?

Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogénio, e muitas vezes com oxigénio, azoto, enxofre, fósforo, boro, halogéneos e outros.Não são moléculas orgânicas os carbonatos, bicarbonatos, cianetos, óxidos de carbono, assim como o carbono grafite, diamante e o fulereno.

Fig.1...