Itil v3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

GOVERNANÇA EM TI
ITIL V3

Graduando Humberto Taveira Fontes – (Curso Tecnológico de Redes de Computadores – UGB) – humbertotaveira@hotmail.com

Graduando Luciano Pereira Nogueira – (Curso Tecnológico de Redes de Computadores – UGB)– lucianolegion@gmail.com

RESUMO

A nova versão da biblioteca de melhores práticas para o gerenciamento de T.I. - ITIL V3 - traz um novo desafio aos responsáveis pela governança de T.I. nas organizações: como apresentar seus novos conceitos à equipe de gestão de T.I., ao CIO e até mesmo ao próprio negócio. O conceito de ‘Ciclo de Vida dos Serviços’ introduzido pela nova versão requer apoio eum patrocínio que ultrapassa os domínios do departamento de T.I. A Estratégia de Serviços deve ser vendida a toda a organização e seu real valor precisa ser demonstrado.

PALAVRAS-CHAVE:
Nova versão, ITIL V3, CIO, Ciclo de vida dos serviços, departamento de TI, Estratégia, demonstrado.

INTRODUÇÃO

Serviço de TI é o meio para entregar valor aos clientes, propiciando os resultadosdesejados, sem que tais clientes / áreas de negócio precisem assumir custos e riscos específicos / inerentes a TI.
“Um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando os resultados que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos” (ITIL V3) Gerenciamento de Serviços de TI é o conjunto de capacidades organizacionais (processos e métodos de trabalho, funções, papéis eatividades) realizados para prover valor sob a forma de serviços.
“O Gerenciamento de Serviços é um conjunto de habilidades da organização para fornecer valor para o cliente em forma de serviços” (ITIL V3)

OBJETIVO DO ITIL V3

Objetivo: desenvolvimento de estratégias e modelos organizacionais baseados em serviços.
Envolve:
· quais serviços devem ser oferecidos e para quais clientes;
· comocriar valor para os clientes;
· como fazer que percebam o valor criado;
· como desenvolver planos de negócio de modo a obter capacidades e recursos necessários aos serviços;
· como otimizar a alocação de recursos;
· como medir o desempenho dos serviços;
Apesar de aparentar apresentar uma mudança de estrutura em um primeiro momento, todos os processos já definidos em uma aplicação na praticabaseados na versão dois da ITIL, estão alinhados com os modelos definidos na versão três.

ESTRUTURA DE PROCESSOS

O FOCO CONTINUA SENDO SERVIÇOS?

O ITIL v3, publicado em maio de 2007, é composto de cinco volumes:
* Estratégia do serviço (Service Strategy)
* Projeto de serviço ou Desenho de serviço (Service Design)
* Transição do serviço (Service Transition)
* Operação doserviço (Service Operation)
* Melhoria contínua do serviço (Continual Service Improvement)
Projeto com ITIL é entender para englobar todos os elementos relevantes à entrega de serviços de tecnologia, ao invés de focar somente no projeto da tecnologia propriamente dita. Assim, projeto de serviços aponta como uma solução planejada de serviço interage com o negócio e ambiente técnico.
ComITIL, trabalho de projetar um serviço de TI é agregado em um simples pacote de projeto de serviços (Service Design Package - SDP). SDP, em conjunto com outros serviços de informação, são gerenciados com um catálogo de serviços.
Processos inclusos neste volume incluem gerenciamento do nível de serviço (Service Level Management - SLM), gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento de capacidade,gerenciamento de serviços de IT continuados, gerenciamento de segurança da informação, gerenciamento de fornecedores e gerenciamento de catálogo de serviços.
“O Gerenciamento de Serviços é um conjunto de habilidades da organização para fornecer valor para o cliente em forma de serviços” (ITIL V3)

PROCESSOS ENVOLVIDOS

* Gerenciamento de Configuração

* Gerenciamento de Incidente...
tracking img