Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compostagem

INTRODUÇÃO
Atualmente uma das maiores preocupação mundiais com certeza são os fatores ambientais, por influenciar diretamente na vida da humanidade, e o fator lixo vem crescendototalmente sem limites não só no Brasil mais praticamente em todos os lugares do planeta. Exatamente na tentativa de amenizar os impactos ambientais causados pela ação antrópica na natureza ou pelosmenos informar e orientar o que as pessoas podem fazer com o lixo esse trabalho vem sendo abortado. Uma das maneiras mais simples e correta é compostagem.
DESENVOLVIMENTO
Compostagem é a melhormaneira para se resolver o problema do lixo. Ela consiste em transformar a parte orgânica do lixo em um composto, que pode servir de fertilizante para o solo. É bastante útil pois, além de ser uma soluçãopara o lixo orgânico, contribui para a agricultura e participa do processo de reciclagem da matéria orgânica.
Para realizar a compostagem, é necessário separar a matéria orgânica do resto do lixo.Por isso, em algumas cidades, as prefeituras tem feito á coleta seletiva, facilitando o tratamento do lixo urbano e sua reciclagem. Nesses casos, não apenas a matéria orgânica que se decompõefacilmente (como resto de comida) é separada, mas outros materiais, como vidro, metal, papel e papelão, que podemos ser reciclados, isto é, reaproveitados na fabricação de novos produtos.
FATORESCONDICIONANTES

A eficiência máxima da compostagem é atingida quando os fatores de umidade, aeração, temperatura, relação C/N e PH se encontram nas faixas ideais que os micro-organismos necessitam pararealização das suas funções, de multiplicação, produção de enzimas e outros compostos, que atuarão na decomposição da matéria orgânica.

O resultado deste processo é chamado de composto, definido pelodicionário como: Mistura de várias espécies de resíduos de matérias orgânicas, os quais não sofreram a digestão animal, mas foram tratados com o propósito de facilitar-se a sua decomposição. É...
tracking img