Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 FATORES..............................................................................................................4.
2.1.AERAÇAO............................................................................................................4.
2.2.UMIDADE.............................................................................................................4.
2.3.TEMPERATURA..................................................................................................5.2.4.RELAÇOES C\N...................................................................................................5.
3.VANTAGENS DO COMPOSTO..............................................................................6.
4.DESVANTAGENS DO COMPOSTO.......................................................................6.

5CONCLUSÃO..........................................................................................................7.

6 REFERENCIAS.........................................................................................................8


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no município de Itumbiara e terá como objetivo descrever o processo da compostagem.
A compostagem e desenvolvida através de um processo natural dedecomposição transformando resíduos orgânicos em composto orgânico essencialmente na presença de oxigênio, por intermédio de diversos agentes como fungos, bactérias e vermes decompondo matérias primas como folhas, serragens, esterco, restos de comida,etc..., tornando-se disponíveis às plantas ao mesmo tempo de se tornarem estáveis e não fornecerem risco de “queima-las”, quando aplicados diretamenteA eficiência máxima da compostagem e atingida quando os fatores de umidade , aeração ,temperatura, relação C\N e pH se encontram nas faixa ideais que os micro-organismos necessitam para realização das suas funções, de multiplicação, produção de enzimas e outros compostos, que atuarão na decomposição da matéria orgânica.
O resultado deste processo e chamado de composto,definido pelo dicionário como: Mistura de varias espécies de resíduos de matéria orgânica, os quais não sofreram a digestão animal, mas foram tratados com o proposito de facilitar-se a sua decomposição. E transformando para a adubação da terra. (Michaelis, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Ed Melhoramentos).
Porém no município de Itumbiara não existe uma indústriaque realize esse trabalho legalmente, existe apenas pequenos agricultores que realiza a compostagem em suas fazendas por conta própria.












2. FATORES

2.1 AERAÇAO


Na compostagem é fundamental a presença de oxigênio. Se o oxigênio não for suficiente, haverá um atraso na de composição além da produção de gases que sãoresponsáveis pelos maus cheiros.
A falta de oxigênio pode ocorrer por várias causas, como excesso de umidade, oscilação do ph, a utilização de materiais muito finos causando uma porosidade relativamente baixa, etc...
A transferência de oxigênio do meio externo para o meio interno ocorre por mecanismos de difusão e convecção. Durante a compostagem, a demanda de oxigêniopelos microrganismos é tão grande ao ponto destes mecanismos não serem suficientes para suprir a necessidade de oxigênio. Então devemos utilizar métodos complementares de aeração, por exemplo:
- revolvimento do material periodicamente,
- utilização de materiais grosseiros na mistura,
- utilização de tubos perfurados no interior da pilha (aeração...
tracking img