Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Resíduos sólidos – Lixo..........................................................................................4
2.2 Infra-estrutura urbana-saneamento........................................................................4
3 Compostagem no Município de Itajubá.................................................................4
3.1Compostagem........................................................................................................5
3.2 Processo de Compostagem...................................................................................5
3.3 Microorganismos....................................................................................................5
3.4 Química daCompostagem.....................................................................................5
3.5 Referência para compostagem..............................................................................7
4 Localização do Município de Itajubá.....................................................................8
4.1 PrincipaisObstáculos.............................................................................................8
5 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

 A compostagem é uma técnica usada pelos Chineses a milhões de anos. Imitando a natureza que já o faz há bilhões de anos desde o nascimento dos primeiros microorganismos decompositores. Vemos isto mais claramente nas florestas, onde tudo é transformado seja de origem animal ou vegetal (na natureza nada se perde nada se criatudo se transforma. “Lavoisier”), tudo serve como nutriente no ecossistema para as plantas que, são o sustentáculo da vida terrestre. Quando fazemos a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente nossos resíduos. (Freitas, Alexandre, fundação Gaya)
Denomina-se compostagem ao processo de transformação aeróbia controlada da matéria orgânica em resíduosestabilizados com propriedades e características totalmente distintas do material que lhe deu origem, através da ação de agentes biológicos microbianos. Por conseguinte, necessita de condições físicas e químicas apropriadas para levar à constituição de um produto de boa qualidade.
A intenção deste trabalho é promover a pratica da compostagem no município de Itajubá.
Omunicípio de Itajubá, localizado no Sul de Minas Gerais, (““Latitude Sul 22° 30’ 30” Longitude Oeste “Greenwich”- 45°27’20”), ocupa 295 km² de extensão territorial, sendo 230 km² de área rural e 62 km² de área urbana, população, 90.658 habitantes, bioma Mata Atlântica, segundo o Censo do IBGE (2007a).

2 - Desenvolvimento

2.1 Resíduos sólidos – Lixo
São coletadasdiariamente 60 toneladas de resíduos sólidos domésticos e comerciais. Destino: Aterro Sanitário, que ocupa uma área de aproximadamente 80 hectares.

2.2 Infra-estrutura urbana-saneamento
A captação de água e coleta de esgoto é feita no rio Sapucaí, gerenciado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.

fonte site oficial Prefeitura de Itajubá

3 compostagem no municipio de itajubáNo município de Itajubá não existe área de Compostagem os resíduos coletados são enviados para outros municípios que fazem a Compostagem ou destinados ao aterro controlado (recém inaugurado).
A coleta é feita pela empresa Vina.
Existe o projeto “Cata Treco” desenvolvido pela secretaria do Meio Ambiente que recolhe utensílios domésticos como: Eletrodomésticos,computadores, móveis velhos, sofás, camas, colchões, mesas ou cadeiras quebradas ou danificadas, evitando que sejam despejados em qualquer lugar. Os mesmos são entregues a Associação “Acimar”, coleta de resíduo reciclável.
Durante muitas décadas, os resíduos produzidos pelas residências, comércio e indústria eram descartados no lixão. Sem separação dos resíduos sólidos, o local...
tracking img