Comportamento organizacional pet gatou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina : COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Professora: Magale T. da Rosa de Campos E-mail:magale.campos@aedu.com

Comportamento Organizacional uma visão geral do caminho a ser trilhado.

Alfred North Whitehead=Educação e conhecimento útil; Howard Gardner= Inteligência Múltiplas; Paulo Freire=Educação crítica; Peter senge =Aprendizagem organizacional; Daniel Goleman= Inteligência Emocional;Sócrates= Maiêutica;

Alfred North Whitehead

Defendia a ideia que a educação deve ser útil e com isso contribuir para que, pelos novos conhecimentos, possamos ter uma vida crescentemente melhor.

A educação é a aquisição da arte de utilização do conhecimento. Mas esta arte é difícil de comunicar sempre que um texto de real valor é escrito vem a critica que o texto é difícil de ser ensinado. “Não acredito”

A dúvida sistemática é fundamental ao desenvolvimento da ciência e do conhecimento.

Howard Gardner Baseia-se em três proposições básicas, aparentemente óbvias, A primeira, “as pessoas não são iguais”; A segunda, é uma decorrência da anterior; A terceira, diz que no nível teórico, não é possível tratar todas as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência;

Apartir dessas constatações Gardner inicia seu processo de reflexão sobre o conceito de inteligência, definindo-o como a habilidades de resolver problemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais.

Passando duas décadas Gardner chegou a um conceito mais refinado ou seja, a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadaspara resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura.

A partir desse novo conceito as inteligências não são coisas que possam ser vistas ou contadas, mas que elas são potencias.

Gardner estabelece um números de critérios que auxiliam a estabelecer um conjunto de sete inteligência que são;  Linguistica  Lógico-matemática  Musical Corporal-cinestésica  Espacial  Interpessoal  Intrapessoal

Mais tarde em 1999, ele considera mais três novas inteligência;  Inteligência naturalista  Inteligência espiritual  Inteligência existencial

ESPACIAL Navegador Escultor Arquiteto

INTERPESSOAL Conselheiro Político Vendedor

MUSICAL Músico Compositor

Inteligências Múltiplas LINGUÍSTICA Jornalista Professor Advogado

CORPORAL/CINESTÉSICABombeiro Atleta Ator

LÓGICO-MATEMATICA Contador Engenheiro Programador

INTRAPESSOAL Pesquisador Romancista

Gardner desafiou a crença largamente difundida de uma inteligência unidimensional, sinônima unicamente daquilo que era medido pelos teste de QI. Se aceitamos que as pessoas possuem inteligências diferenciadas e adquire o conhecimento de diversas formas a pergunta que se tornacritica é?

O QUE PODE SER FEITO PARA QUE TAIS DIFERENÇAS POSSAM SE TORNAR CENTRAIS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?

PAULO FREIRE

Pedagogia Revolucionária
O conceito de aprendizagem de Paulo Freire é o de conscientização ou consciência crítica. Para Freire, toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica sobre o homem e na análise de suas condições culturais.

Oconceito “bancário” de educação, onde a aprendizagem é reduzida a nada mais do que uma transferência de dados esparsos do professor para o aluno, do especialista para o cliente.

A estratégia para conseguir um consciência crítica seria baseada em técnicas de soluções de problemas, ao que ele chama de educação problematizante.

Comparação entre dois processos de aprendizagem por Freire Educação“bancaria” Resiste ao diálogo. O homem é o objeto que recebe assistência. Educação problematizante Considera o diálogo indispensável ao ato de cognição O homem é o sujeito, um ser racional crítico

Inibe a criatividade e domestica

Baseia-se na criatividade . Estimula o raciocínio real e a ação baseada na realidade.

Não reconhece o homem como um ser Toma o aspecto histórico do homem...
tracking img