Contra reforma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contra-Reforma

Foi o movimento que surgiu a partir da Igreja Católica como uma resposta a Reforma Protestante de Lutero.
Neste período a igreja já havia perdido o dominio sobre a Inglaterra, metade da Alemanha e parte de alguns países da Europa, graças a isso a Igreja se viu na obrigação de tomar medidas drásticas para tentar parar esta onda protestante que estava tomando conta de toda aEuropa.
Com isso o Concílio de Trento estabelece entre outras mediads o retorno do tribunal da Santa Inquisição que condenava todas as pessoas que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.
Além disto, a Igreja publicou o “Index Libro Rum Pronhibitorum” em 1564, onde estavam sendo citados todos os livros considerados hereges por pregar contra as leis impostas pela Igreja.

ContextoPor causa da reforma protestante, o mundo ocidental cristianizado, até então hegemônicamente católico, estava dividido entre cristãos, católicos e cristãos protestantes.
Em 1517, o Papa Leão X ofereceu indulgências para aqueles que dessem esmolas para reconstruir a Basílica de São Pedro em Roma.
Embora Lutero não negasse o direito da Igreja de doar indulgências e perdões, ele não acreditava queestas esmolas seriam uma boa ação, mas sim um ato de compra de perdão e indulgências.
Logo depois as críticas de Lutero foam direcionadas para um campo teológico mais amplo, tais como os sacramentos, liturgia, pecado orginal e etc. Em 1519 Lutero foi acusado de heresias, pelo que tinha publicado, e as autoridades eclesiásticas exigiram que ele se retratasse. Em 1520 o Papa condenou alguns dosprincipais pontos da nova doutrina por meio da bula exsurge domine e exigiu que Lutero se retratasse em um prazo de 70 dias a partir da sua publicação, no prazo final foi o dia em que Lutero queimou a sua cópia da bula juntamente com o código de direito canônico.
Todas as regiões que estavam insatisfeitas com a tradição católica no Ocidente passaram a ser designadas de igrejas protestantes, pois nadieta de worns os príncipes alemães protestaram para que o Imperador Carlos V, do Sacro Império Romano-Germânico, permitisse que eles professassem suas fés.
O movimento luterano recebeu grande apoio especialmente de príncipes e da pequena nobreza, que expropriaram as terras e as demais riquezas da Igreja Católica.

Concílio de trento
PRIMEIRA ETAPA
Ao mesmo tempo, as questões dogmáticas edisciplinares foram enfrentadas. Mas, graças ao medo de uma invasão de príncipes protestantes e às ingerências do Imperador, Paulo III suspendeu o Concílio. Os pontos observados foram: a Escritura e a Tradição como fontes da fé; o pecado original, a doutrina da justificação, dos sacramentos em geral e do batismo e confirmação em particular. Os titulares de benefícios eclesiásticos (bispos,cardeais, abades, padres) são obrigados a residir onde tinham sido nomeados.
SEGUNDA ETAPA
Foi nesta faze em que o Papa Júlio III reabriu a Assembleia conciliar. Em que compareceram os delegados de três príncipes e seis cidades protestantes alemãs, exigindo a anulação da sessão anterior e a proclamação da superioridade do Concílio sobre o papa. Pelo temor de ataques militares, o Concílio foi novamentesuspenso. Temas tratados: a eucaristia e os sacramentos da penitência e da extrema unção.
TERCEIRA ETAPA
Foi marcada pela presença do enérgico Pio IV, ajudado pelo sobrinho Carlos Borro meu futuro arcebispo de Milão. Discutiu-se muito sobre o tema do episcopado. Deixa-se de lado a discussão doutrinal aumentando-se a autoridade dos bispos em suas dioceses. Define-se a hierarquia: bispos,sacerdotes e diáconos são de origem divina.
PONTOS OBSERVADOS: A eucaristia e a missa. Proibiu-se a comunhão sob duas espécies e rejeitou-se a língua vernácula na liturgia. Reafirmou-se a sacra mentalidade e indissolubilidade do matrimônio, as indulgências, o culto dos santos, das relíquias e das imagens. Decisões disciplinares: cada diocese devia ter seu seminário e selecionar melhor seus candidatos...
tracking img