Comportamento espectral dos alvos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: SENSORIAMENTO REMOTO
PROFESSOR: ELIASIDE DE JESUS

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS

Jeremias Pablo

NATAL, 08 de maio de 2011

Introdução
O termo Comportamento espectral de alvos tem sido atribuído pelos profissionais que atuam na aplicação do SR no estudo dos recursos naturais, como ao estudo da Reflectância espectral destes recursos, quer sejam: vegetação, solos,minerais e rochas, água, etc.
Em termos mais abrangentes, estudar como um objeto se comporta espectralmente, deveria contemplar os três fenômenos já mencionados que ocorrem após a indicência da REM sobre um dados objeto: reflexão, transmissão e absorção. Assim, o comportamento espectral de um alvo só é plenamente compreendido quando são estudadas suas propriedades de refletir, transmitir e absorver aREM. Contudo, serão enfatizadas aqui as propriedades de reflexão dos alvos (recursos naturais), uma vez que a maioria dos sensoresatualmente disponíveis para o estudo dos recursos naturais, utilizam a REM refletida por eles.
A caracterização de como e de quanto um objeto reflete de REM pode ser feita em diversos níveis e formas. Nos primeiros estão incluídos os chamados níveis de aquisição dedados, os quais podem ser de laboratório, campo, aéreo e orbital. Em cada um destes níveis podem ser adotadas variadas formas, as quais incluem as chamadas geometrias de iluminação e de visada. A primeira refere-se ao posicionamento espacial da fonte de REM em relação ao objeto, enquanto que a segunda refere-se ao posicionamento espacial do sensor.
Os níveis e as formas condicionam as caracterizaçõestornando seus resultados específicos para as situações nas quais foram concebidos. Este fato torna imprescindível que em qualquer caracterização da Reflectância espectral de um objeto, sejam bem descritas as condições de iluminação e visada adotadas, tanto no que se refere aos domínios espacial, espectral, temporal e ainda das suas geometrias.
O conhecimento sobre o comportamento espectral dealvos é portanto fundamental para a extração de informações a partir de produtos de SR, quer sejam fotografias, ou imagens.

Região do Visível e Infravermelho
REGIÃO DO VISÍVEL

Na região que vai de 0,4 µm a 0,7 µm, a reflectância é relativamente baixa decorrente da forte absorção da radiação pelos pigmentos do grupo da clorofila. A absorção da energia incidente por esses pigmentos relacionadaao processo de fotossíntese, ocorre nas bandas centradas aproximadamente em 0,45 µm (azul) e 0,65 µm (vermelho), em oposição a um pico de reflectância em torno de 0,55 µm (verde). Por essa razão, a vegetação sadia para o olho humano aparece em tons de verde.
Os pigmentos verdes denominados clorofilas "a" e "b", são os pigmentos mais importantes no processo fotossintético. No processo deinteração da radiação eletromagnética com a vegetação, o máximo de atividade fotossintética ocorre no mesmo comprimento de onda que a de máxima absorção por clorofila.
Os pigmentos foliares de importância secundária naquele processo compreendem os carotenóides (carotenos e xantofilas) e as antocianinas, nas cores amarela e vermelha, respectivamente. Tais pigmentos quando aparecem em concentraçõesmais significativas imprimem tons amarelados nas folhas (clorose), como observado para o caso de doenças ou deficiência mineral.
REGIÃO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO

Para a faixa compreendida entre 0,7 µm a 1,3 µm há um aumento significativo da reflectância, estando relacionada à estrutura interna celular da folha. No mesófilo foliar ocorrem múltiplas reflexões e refrações da radiaçãoeletromagnética associadas a descontinuidade entre os índices de refração (IR) dos espaços celulares preenchidos com ar (IR=1,00) e das paredes celulares hidratadas (IR=1,42). A alta reflectância observada nessa faixa é muito importante para que a folha mantenha o equilíbrio no balanço de energia e não se superaqueça, evitando assim, a destruição da clorofila
Através de medidas espectrais realizadas nas...
tracking img