Componentes patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






































LONDRINA PR.

AGOSTO - 2010





































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 COMPONENTES PATRIMONIAIS 4

2.1 TIPOS DE BENS 4

2.1.1 Bens Materiais 4

2.1.2 Bens Imateriais 5

2.2 DIREITOS 5

2.3 OBRIGAÇÕES 5

2.3.1 Por Funcionamento 6

2.3.2Por Financiamento 6

2.4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 6

2.4.1 Capital Social 6

2.4.2 Reservas 7

2.4.3 Formação de Resultado 9

2.4.4 Formação do Patrimônio Líquido 14

2.5 CONTAS DE RESULTADOS Receitas 15

2.5.1 Receitas 16

2.5.2 Custos 16

2.5.3 Despesas 17

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20


INTRODUÇÃO

A Contabilidade estuda os componentes patrimoniais como um conjunto debens econômicos. Nesta acepção, consideram-se os direitos como bens em poder de terceiros, assim como as obrigações como bens pertencentes a terceiros, mas que se encontram em mãos do titular do patrimônio.
 
A Contabilidade estuda os componentes patrimoniais em seus aspectos qualitativos e quantitativos.  No aspecto qualitativo, eles são classificados de acordo com a natureza e a destinação decada um dos bens, direitos ou obrigações de acordo com a natureza e a destinação de cada um dos bens, direitos ou obrigações que formam esse patrimônio e são representados por contas, como: Caixa, Mercadorias, Conta a Receber, Móveis, Máquinas, Imóveis, Contas a Pagar etc.
Analisados do ângulo quantitativo, esses elementos são considerados sob um aspecto homogêneo, que é o da tradução monetária deseus valores.
Sob esse aspecto, o patrimônio representa um fundo de valores, exibindo, de um lado, os valores positivos (bens e direitos) e, de outro, os negativos (obrigações). A diferença entre os valores positivos e negativos é chamada SITUAÇÃO LÍQUIDA.
O ativo do patrimônio, também chamado parte positiva, é constituído por bens e direitos, e o passivo, também chamado parte negativa, pelasobrigações.









COMPONENTES PATRIMONIAIS


1 TIPOS DE BENS

Os bens podem ser definidos como tudo aquilo capaz de ser avaliado economicamente e de satisfazer as necessidades das entidades, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Em contabilidade, os bens podem ser materiais e imateriais. Vejamos a seguir a definição para cada um deles.


1 Bens MateriaisTem existência física e dividem-se em:

- bens numerários;

- bens de venda;

- bens fixos ou imobilizados;

- bens de renda;

- bens de consumo.

• Bens numerários

Proporcionam liquidez imediata às entidades, isto é, são ou transformam-se rapidamente em “dinheiro vivo”: caixa, bancos, aplicações financeiras de liquidez imediata.

• Bens devenda

São os bens

São os bens adquiridos pela empresa para serem revendidos e que atendem ao objeto social da entidade. Por exemplo: estoques de mercadorias um comércio, estoques de matérias-primas. Produtos em elaboração e produtos acabados numa indústria.

• Bens fixos ou imobilizados

São os bens duráveis, com vida útil superior a um ano, e utilizáveis na atividade operacional daentidade. Exemplos: imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios etc.

• Bens de renda

São os bens utilizáveis apenas para obtenção de renda e, portanto, não se destinam a atender os objetivos da empresa. E que objetivos são estes? Num comércio, comprar e vender mercadorias; numa indústria, transformar determinada matéria-prima em produto e revendê-lo. Por exemplo: Oterreno que uma empresa está utilizando como estacionamento para seus empregados é um bem fixo, mas o terreno que a indústria alugou por não o estar utilizando em suas atividades é um bem de renda. Outros exemplos são: obras de arte, ações de outras empresas.

• Bens de consumo

São os bens duráveis gastos ou consumidos nas atividades normais da empresa. Após consumidos, representam...
tracking img