Compo aziendas

2482 palavras 10 páginas
Campo de Atuação da Contabilidade Como a Contabilidade controla e registra os fatos que afetam o patrimônio, ela pode ser aplicada à pessoa física ou jurídica, com finalidades lucrativas ou não, ou ainda a empresas de direito público ou privado.
Inicialmente, o desenvolvimento da Contabilidade esteve intimamente ligado ao surgimento do capitalismo. Sua função era medir os acréscimos ou decréscimos dos capitais empregados em uma atividade comercial ou industrial. Hoje, com a evolução da Contabilidade e com o surgimento do método das partidas dobradas, o campo de atuação desta ciência tornou-se muito vasto. Ela pode ser aplicada a qualquer tipo de pessoa que exerça atividades econômicas para alcançar determinados fins, sejam eles lucrativos ou não. A esse campo de atuação da Contabilidade, no sentido mais amplo, denominado aziendas.
1. Aziendas
Azienda é um termo de origem italiana que não encontratradução exata em português. Podemos defini-lo como um patrimônio sob a açãoa dministrativa do homem, que age sobre ele praticando atos de natureza econômica. Portanto, podemos dizer que o campo de atuação da Contabilidade é o das aziendas.
Alguns autores traduzem aziendas pelo termo empresas. No entanto, empresa é apenas um dos tipos de azienda, ou seja, a que tem finalidades lucrativas. Outros tentam traduzi-lo como fazenda, mas este termo é mais usado para indicar o conjunto dos bens do Estado ou então as finanças públicas. Portanto, o conceito mais correto de azienda é o que a define como um patrimônio em movimento, sob ação administrativa de uma pessoa física ou jurídica.
Classificação das aziendas
Quanto aos fins, as aziendas classificam-se em: * Aziendas sociais: são aquelas cujo fim e apenas social, ou seja, não visam lucros. Podemos citar como aziendas sociais as associações beneficentes, esportivas, culturais, recreativas, etc. * Aziendas econômico-sociais: são aquelas que além de terem finalidades sociais visam também a um aumento delas

Relacionados

  • CONTEXTO EMPRESARIAL
    4448 palavras | 18 páginas
  • Avaliação do modelo de ensino da contabilidade da faculdade ateneu
    9188 palavras | 37 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas