Complexos regionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os complexos regionais brasileiros


O Brasil, além da divisão oficial do IBGE, é dividido em regiões a partir de sua organização econômica. Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, dividiu o Brasil em três grandes regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-sul. Seguindo suas características geoeconômicas.
[pic]

Esta divisão por regiões proposta por Pedro Geiger, que indefere as fronteiras deestados, existem algumas modificações diferentes com relação a divisão oficial do IBGE. Sendo estas: O sul de Mato Grosso e Tocantins está inserido ao complexo regional centro-sul, por ser uma região em que há relações de dependências econômicas. Outra diferença é que o Norte de Minas Gerais passa a ser inserido no complexo regional do Nordeste. O motivo, é por ser uma área com característicassemelhantes ao do nordeste: clima semi-árido e pobreza, fazendo parte até daquelas áreas com problemas sérios de secas. E por última diferença, a porção oeste (ocidental do país) do Maranhão passa a ser inserido no complexo regional Amazônia. Por ser uma área com características econômicas extrativistas semelhantes a da Amazônia,como a da mata dos Cocais.
As principais características dos trêscomplexos regionais, são: Amazônia: Compreende a 58% do território brasileiro, com uma área de 5 km² . Além de ter aproximadamente 3.870.000 km² de território pelo IBGE, abrange grande parte dos estados de Mato Grosso e Maranhão. Suas características com relação ao seu quadro natural são que: clima tropical, domínio de terras baixas e amazônicas, floresta equatorial e bacia amazônica. Já seu quadrohumano e econômico, tem como características sua pequena população absoluta. Baixa densidade demográfica e economia baseada no extrativismo vegetal e mineral. É onde mais se encontra os povos indígenas, e problemas de posse e desmatamentos (principalmente as queimadas).
O complexo do Nordeste, com seus 1,5 milhão de km², ocupa 18% de território brasileiro. Área quase igual ao Nordeste delimitado peloIBGE. Contém o norte de Minas Gerais e não inclui o oeste do Maranhão. Nomeado como “região problema” do país. No nordeste existe vários problemas socias e econômicos, como: analfabetismo, mortalidade infantil, grandes áreas com problemas de secas, grande índice de pobreza e falta de oportunidade de emprego. Pode-se dividir esta região em quatro sub-regiões: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona daMata.
Por último, o complexo do centro-sul, com cerca de 2 milhões de km², inclui “por completo” os estados do região sul, mais São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santo, Minas Gerias (menos o oeste), Mato Grosso do Sul, Goías e uma pequena parte de Tocantis e Mato Grosso. É o complexo mais importante e o centro econômico do país. Com 60% da população brasileira, é o complexo regional queconcentra as maiores indústrias e maiores cidades. Aí. estão incluídas 20 das 06 áreas metropolitanas do país.
Os complexos regionais

Existe outra forma de regionalizar o Brasil, de uma maneira que capta melhor a situação sócio-econômica e as relações entre sociedade e o espaço natural. Trata-se da divisão do país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.

Aocontrário da divisão regional oficial, esta regionalização não foi feita pelo IBGE. Ela surgiu com o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger no final da década de 60, nela o autor levou em consideração o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização, associado aos aspectos naturais.

A divisão em complexos regionais não respeita o limite entre os estados. ONorte de Minas Gerais encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro encontra-se no Centro-Sul. O leste do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o oeste encontra-se na Amazônia. O sul de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia. Como as estatísticas econômicas e populacionais são produzidas por...
tracking img