Complementares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
o Transformador é um componente utilizado para converter o valor da tensão de uma corrente alternada

O funcionamento do transformador éexplicado através da Lei de Faraday da Indução Eletromagnética (LFIEM), que nos diz que quando um circuito é atravessado por uma corrente variável é produzido um campo magnético, e quando um circuito éatravessado por um campo magnético variável é gerada uma corrente elétrica nesse circuito.

O transformador básico é constituído de dois circuitos independentes, geralmente espiras de fio, sendo oprimeiro circuito chamado de primário e o outro de secundário.

O circuito primário é atravessado por uma corrente alternada (variável) IP. Aí é gerado um campo magnético, que pode ou não ser variável,dependendo da forma como varia a corrente no circuito primário, mas, para que o transformador funcione, ele tem que ser variável.

Esquema dum transformador mostrandno o fluxo magnético no núcleo.Ocircuito secundário é atravessado pelo campo magnético variável gerado no circuito primário, então é produzida no circuito secundário uma corrente IS, que tem a mesma forma da corrente que atravessa ocircuito primário, mas com tensão alterada, para mais ou para menos, de acordo com um fator de proporcionalidade: a relação no número de espiras dos circuitos (Ns / Np). A tensão no circuito secundárioVS (tensão de saída) é igual a tensão no circuito primário VP (tensão de entrada) multiplicada pela fração NS / NP, sendo NS o número de espiras do circuito secundário e NP o número de espiras docircuito primário:

Considerando um transformador constituído por um circuito primário de 100 espiras e um circuito secundário de 50 espiras, se o circuito primário for atravessado por uma tensão de 110Volts, teremos no circuito secundário uma tensão de 55 Volts, porque a fração NS / NP vale 0,5 (50/100). Se tivermos, pelo contrário 50 espiras no circuito primário e 100 espiras no circuito...
tracking img