Competitividade nas micro e pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETITIVIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: Um estudo junto a Empresa Romera Indústria e Comércio de Perfumaria

RESUMO

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender as estratégias adotadas por uma microempresa como instrumento de sobrevivência em um cenário econômico e competitivo. Para tanto, estudamos o caso da microempresa Romera, situada na cidade de Belém do Pará, queatua na fabricação de produtos de perfumaria, higiene corporal e cosméticos. Para a realização deste estudo foi aplicado um questionário aos dirigentes da empresa com perguntas abertas relacionadas à constituição da mesma, tendo em vista alguns aspectos: recursos humanos, estratégia de planejamento, legislação trabalhista, marketing e mercado, administração municipal, comércio eletrônico e gestãoambiental. Realizamos também uma entrevista semiestruturada com os dirigentes da empresa, para aprofundar o estudo da temática. Foi aplicado, ainda, um questionário com perguntas fechadas para trinta clientes como forma de avaliar a satisfação pessoal. Com a aplicação destes instrumentos, foi possível analisar os dados obtidos com base no referencial teórico relacionado à competitividade,evidenciando as estratégias competitivas adotadas pela microempresa.

PALAVRAS CHAVE: Competitividade, microempresa, marketing e mercado, Perfume e Cosméticos.

1. Introdução

Atualmente, no contexto mundial, as micro e pequenas empresas (MPE) tem exercido um importante papel na geração de renda, com significativo crescimento dos postos de trabalho, absorvendo grande parte da mão de obra,sobretudo pela baixa qualificação exigida nesses empreendimentos. No Brasil, as MPE têm contribuído para o fortalecimento da economia, desempenhando importante função estratégica no ramo da administração empresarial, devido em grande parte à flexibilidade no atendimento às demandas mercadológicas conforme as necessidades específicas do contexto social no qual se insere.

No âmbito legal, algunsmecanismos foram estabelecidos, dando um tratamento jurídico “favorecido” e “diferenciado” a estes empreendimentos, conforme expresso nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal. Tendo em vista esta prerrogativa legal, a Lei nº. 123 de 14 de dezembro de 2006 institui o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com o objetivo de facilitar sua constituição e funcionamento.

Estesmecanismos legais estimulam a criação das MPE e reconhecem sua importância. Porém, condições concretas devem ser estabelecidas para sua sobrevivência sustentada em diferenciais competitivos frente às grandes organizações. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), instituição predominantemente administrada pela iniciativa privada, procura oferecer apoio técnico que podecontribuir para o fortalecimento das MPE. Entretanto, as condições internas de funcionamento desses empreendimentos são determinantes para seu crescimento e sobrevivência.

Neste contexto, a competitividade assume um papel fundamental, o que implica a adoção: de estratégias de marketing que elevem a capacidade empresarial e financeira das MPE; de mecanismos de mercado que considerem apossibilidade do comércio eletrônico (e-commerce), frente ao importante papel desempenhado pelas novas tecnologias; de estratégias de gestão ambiental, frente aos desafios socioambientais contemporâneos. Aliado a isto, o fortalecimento das MPE só será possível mediante o apoio de ações governamentais, sobretudo ligadas à administração municipal na qual se situa cada MPE, que venham ao encontro dasnecessidades das atividades empresariais das MPE. Não podemos esquecer, também, do papel da legislação trabalhista, previdenciária e fiscais, suas condições e impactos para as MPE.

Estudos empíricos podem revelar novas possibilidades para a adoção de estratégias competitivas pelas MPE que contribuam para seu fortalecimento e seu posicionamento no mercado. Neste sentido, o objetivo principal...
tracking img