Competencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETÊNCIAS
Rodrigo Puzinski Patricio Odinamar da Silva Costa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD 0190) – Prática do modulo I 27/06/12

RESUMO O presente trabalho tem como finalidade mostrar alguns pontos de competência, fundamentais e cruciais para o crescimento de uma organização. O foco passa a serem as pessoas e suas competências. Pontos de meraimportância foram abordados, como classificações de atributos de competência, tipos de aptidões, habilidades e qualidades. Como forma de trabalho apresentado quatro tipos de competência, diferenciais, essenciais, básicas e terceirizáveis. O cenário de competência e empregabilidade. No entanto competência passa a ser o foco por crescimento e desenvolvimento de pessoas dentro e fora de umaorganização.

Palavras-chave: Organização; Pessoas; Qualidade; Habilidade.

1 INTRODUÇÃO

A busca por pessoas treinadas e qualificadas esta cada vez mais efetiva. O modelo de competência torna-se um personagem principal de transformação e crescimento da organização.

Hoje o cenário, em uma organização esta mais efetiva, onde empregados são chamados e tratados como colaboradores, e os chefes degestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas se trata de discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais como as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.

Uma das áreas que vem crescendo, e cada vez mais reconhecida e buscada, é a gestão por competências, onde a qualificação e valorização do profissional fazem a diferença dentro daorganização.

2 CONCEITO

2.1 CONCEITOS E DEFINIÇÕES:

2

A palavra competência de forma prática é utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa. Já a palavra incompetência (antônimo) trás não só a negativa dessa qualificação, mas também sentimentos pejorativos e depreciativos, sinalizando que a pessoa se encontra ou encontrará marginalizada do mercado detrabalho e reconhecimento social. Na idade média, essa expressão foi utilizada unicamente na linguagem jurídica e se referi á faculdade atribuída a alguém ou a alguma instituição para analisar e julgar certos assuntos.

A primeira onda das competências gerou um processo efetivo e sistematizado a entrevista de incidentes críticos. Usado até hoje, com êxito, nos processos seletivos, permite verificara adequação de uma pessoa ao perfil de competência de determinado cargo, função ou posto de trabalho. Consiste em uma técnica de investigação que compara os comportamentos que as pessoas usam no seu dia-a-dia aos daquelas consideradas excelentes em suas funções. (GRAMIGNA, 2002, p. 12-13).

Segundo DUTRA (2008): “ao colocarmos organização e pessoas lado a lado, podemos verificar um processocontinuo de troca de competências. A organização transfere seu patrimônio para as pessoas, enriquecendo-as e preparando-as para enfrentar novas situações profissionais e pessoais, quer na organização ou fora dela. As pessoas, ao desenvolverem sua capacidade individual, transferem para a organização seu aprendizado capacitando a organização para enfrentar novos desafios”.

3 CLASSIFICAÇÕES DEATRIBUTOS DE COMPETÊNCIA Em observações a ambientes e situações, conversas e discursos entre profissionais, percebem-se que os termos de atributos pessoais e formas de comportamento, são aplicados com baixo nivelamento e padrão de domínio e uso. Razão pela qual o autor RESENDE (2003, p. 60-61) tem se proposto a classificar diversos atributos de competência.

3.1 APTIDÕES: Aptidões intelectuais:Exemplos: habilidade analítica, capacidade de

concentração, capacidade de interpretar.

Aptidões físicas e motoras: Exemplos: bom reflexo, tônus vital, resistência ao calor.

3

Aptidões de personalidade: Exemplos: autocontrole emocional, extroversão, meticulosidade.

3.2 HABILIDADES: Habilidades pessoais: Exemplos: hábil no trato com pessoas, ser flexível e adaptativo, saber ouvir....
tracking img