Competencias pessoais e organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS

A palavra competência (do latim competentĭa) permite várias definições: pode referir-se à aptidão, ao designar a qualidade de quem é capaz de resolverdeterminados problemas ou de exercer determinadas funções; à idoneidade, quando estamos perante um sujeito capaz de avaliar algo ou alguém. Os termos habilidade e capacidade são comumente confundidos comcompetencia, mas habilidades são atributos relacionados a dimensões variadas: cognitivas, motoras e atitudinais, que são básicos para a geração de competências, e capacidade é o poder de produção, deexecução, rendimento máximo, faculdade ou potencial ou predisposição, potencialidade

No poder público significa: “jurisdição, competência, limite de autoridade dos chefes de repartição pública naadministração cotidiana e na resolução de problemas excepcionais”. Para a psicologia: “capacidade objetiva de um indivíduo para resolver problemas, realizar atos definidos e circunscritos”.
No sentidojurídico: “aptidão ou poder de uma autoridade pública ou indivíduo de efetuar determinados atos em razão do seu cargo ou função, de praticar atos próprios”.

COMPETENCIAS PESSOAIS:
Segundo KarlSveiby, um dos consultores gerenciais mais conhecidos da atualidade, a competência de um indivíduo é composta de cinco elementos mutuamente dependentes:
* Conhecimento explícito: que envolveconhecimento dos fatos e é adquirido principalmente pela informação, quase sempre pela educação formal.
* Habilidade: a arte de “saber fazer” que envolve uma proficiência prática física e mental – e éadquirida sobretudo, por treinamento e prática. Inclui o conhecimento de regras de procedimento e habilidades de comunicação.
* Experiência: adquirida principalmente pela reflexão sobre erros esucessos passados.
* Julgamento de valor: que são percepções do que o indivíduo acredita estar certo, e agem como filtros conscientes e inconscientes para o processo de saber de cada indivíduo....
tracking img