Compendium de mips

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 101 (25225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

MARCOS GEREMIAS ROCHA

COMPÊNDIO DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE COMO FERRAMENTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO SEGURA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA

ALFENAS / MG 2007

MARCOS GEREMIAS ROCHA

COMPÊNDIO DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE COMO FERRAMENTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO SEGURA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Monografia apresentada como parte dos requisitos para obtenção doTítulo de Especialista em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Alfenas. Orientadora: Profa. Ms. Luciene Alves Moreira Marques.

ALFENAS – MG 2007

3

MARCOS GEREMIAS ROCHA

COMPÊNDIO DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE COMO FERRAMENTA PARA A IMPLEMENTAÇÃO SEGURA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA
A Banca Examinadora abaixo-assinada, aprova a Monografia apresentada comoparte dos requisitos para obtenção do Título de Especialista em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Alfenas.

Aprovado em: Prof. Instituição: Prof. Instituição: Prof. Instituição: Assinatura: Assinatura: Assinatura:

DEDICATÓRIA

Quantas pessoas passam pela nossa vida e deixam marcas profundas. Pessoas que caminham conosco por toda uma vida ou apenasde passagem e até em um simples encontro. São inesquecíveis! Chegam até nós pelo apoio, incentivo, uma opinião, uma maneira de agir, um esclarecimento, uma exposição. Cada uma a seu modo. São presenças que nos ajudam a abrir novos caminhos e nos proporcionam meios, condições para crescermos, sermos profissionais capacitados, atuantes, seguros dos nossos objetivos, atualizados com o tempo em quevivemos e com os avanços da tecnologia. Ao encerrar o Curso de Atenção Farmacêutica, divido a minha vitória com estas pessoas que muito colaboraram para que ela se concretizasse. Esta é a vitória de meus pais, professores, colegas, amigos, pessoas que fazem parte do meu dia-a-dia e tantas outras! A todos vocês, próximos ou anônimos, que de uma forma ou outra estiveram comigo, dedico, carinhosamente,tudo o que conquistei!

AGRADECIMENTOS Ao terminar mais uma etapa de aperfeiçoamento profissional, no Curso de Atenção Farmacêutica, tenho muito a agradecer. Agradeço pela oportunidade de caminhar pelas infinitas estradas do saber e crescer profissionalmente; Agradeço pelos momentos de convivência com professores e colegas que tanto contribuíram para o meu crescimento pessoal; Agradeço pelaspessoas com quem cruzei durante o curso e que trouxeram novas e valiosas experiências de vida; Agradeço pela contínua ajuda, apoio e confiança que meus pais depositam em mim; Agradeço a Deus, por permitir a minha caminhada até aqui e por todas as dádivas que me foram concedidas

RESUMO O papel do farmacêutico além de administrativo é também clínico, cooperando com outros profissionais no desenhodo plano terapêutico, análise de prescrição, monitoramento do tratamento e do paciente, visando maior qualidade do serviço de saúde e redução de custos. A Atenção Farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir os problemas preveníveis relacionadosa farmacoterapia já que a morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. A dificuldade de implantação da Atenção Farmacêutica em farmácias e drogarias deve-se à necessidade de discussões e convencimento da população quanto ao trabalho clínico do farmacêutico e principalmente à falta de materiais de embasamento técnico específico à esta área de atuaçãofarmacêutica. Este trabalho propõe a elaboração de um Compêndio de Medicamentos de Venda Livre como ferramenta para a implementação da Atenção Farmacêutica tendo em vista a promoção do uso racional de medicamentos. Palavras-chave: Atenção Farmacêutica, uso racional de medicamentos, farmacoterapia, Compêndio de medicamentos isentos de prescrição.

ABSTRACT

Besides being administrative, the hole...
tracking img