Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DICIPLINA: Estatística
PROFESSOR
ALUNO:
TURMA: 2º C – Engenharia Mecânica

LISTA DE EXERCICIOS DE ESTATÍSTICA

1 – O que é Estatística?
E uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, a organização, a discrição, a analise e interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para tomada de decisões.

2 – Quais são as três áreas principais daEstatística?
Descritiva, probabilidade e inferência estatística.

3 – Defina o termo “amostra” e “população”.
Amostra: Qualquer subconjunto, não vazio de uma população.
População: Conjunto de elementos em estudo que tem pelo menos uma característica em comum.

4 – O que é coleta de dados?
Pode ser dividida em contínuas, periódicas ou ocasionais.
Coleta de dados contínua: quando os eventos queacontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;
Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;
Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

5 – Quais são as principais razões da amostragem?
*A população é infinita, ou considerada como tal, não podendo, portanto seranalisada na íntegra;
*Custo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, comoresultado da grande dimensão da população ou da complexidade do processo decaracterização de todos os elementos da população;
*Tempo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, conduzindoà obtenção de informação desatualizada;*As populações são dinâmicas, de onde resulta que os elementos ou objetos da população estão em constante renovação, de onde resulta a impossibilidade de analisar todos os elementos desta população;
*Recolha de informação através de processos destrutivos (que, se aplicada exaustivamente, conduziria à completa destruição da população);
*Inacessibilidade a alguns elementos da população, por diversas causas.

6 – Para ser útil, que características devem ter uma amostra?
Obtidos osdados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros ou de certo vulto, que possam influir sensivelmente nos resultados.
A crítica é externa quando visa às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas; é interna quando visa observar os elementosoriginais dos dados da coleta.

7 – Para que serve a critica dos dados?
Eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros ou certo vulto, que possam influir sensivelmente nos resultados.

8 – O que é tratar os dados?
Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critériosde classificação Pode ser manual ou eletrônica.

9 – Como podem ser apresentados os dados?
Tabelas, Medidas resumo e gráficos.

10 – As conclusões, as inferências pertencem a que parte da estatística?
Estatística Indutiva ou Inferencial, que tem por base a indução ou inferência, e tiramos desses resultados conclusões e previsões.

11 – Cite três ou mais atividades do planejamentoempresarial em que a Estatística se faz necessária.
Podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo. Na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, naescolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

12 – Para as situações descritas a seguir, identifique a população e a mostra correspondente. Discuta a validade do processo de inferência estatística para cada um dos casos.

a) Para avaliar a eficácia de uma campanha de vacinação no Estado de São...
tracking img