Compatibilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compatibilismo


O campatibilismo é a tese de que o determinismo pode coexistir com livre-arbítrio.
Um compatibilista não tem de defender que temos livre-arbítrio; nem tem de defender odeterminismo; só tem de defender a compatibilidade entre o livre-arbítrio e o determinismo, ou seja, o compatibilista nega as seguintes duas proposições equivalentes:
• Se há livre-arbítrio, odeterminismo é falso.
• Se o determinismo é verdadeiro, não há livre-arbítrio.


O compatibilista defende que as proposições expressas pelas frases “ Há livre-arbítrio” e “Tudo está determinado” podemser simultaneamente verdadeiras.

Um compatibilista pode defender que nem tudo está determinado, mas defender ao mesmo tempo que teríamos livre-arbítrio mesmo que tudo estivesse determinado.
Oscompatibilistas defendem que agimos livremente quando as nossas acções resultam do que desejamos fazer. Se escolhermos fazer algo e se nada nos impede de o fazermos, então ao fazê-lo estamos a agirlivremente: estamos a exercer o nosso livre-arbítrio.

• O compatibilista defende que somos livres quando o que escolhemos e o modo como agimos resulta causalmente do que queremos, e o quequeremos não resulta de qualquer coacção, doença ou controlo artificial.

O compatibilismo defende que desde que não sejamos obrigados ou forçados a escolher algo, e desde que a nossa personalidade sejaformada de maneira natural, a nossa escolha é livre.

Os compatibilistas argumentam que somos livres quando agimos sem constrangimentos ou obstáculos, e internos ou externos, que nos impeçam defazer aquilo que desejamos. Ou seja:

• Se formos constrangidos a agir de uma determinada maneira, a nossa acção não é livre.

Ora, se aquilo que desejamos fazer se encontra determinado poracontecimentos anteriores, então, nestes casos as nossas acções estão igualmente constrangidas por acontecimentos anteriores. A única diferença é que não temos consciência de que estamos constrangidos....
tracking img