Comparativas de doutrinas fundamentais defendidas pelo menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPARATIVAS DE DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DEFENDIDAS PELO MENOS
4 RELIGIÕES DIFERENTES

ADVENTISTAS
Um dos orgulhos da Igreja Adventista do Sétimo Dia é o fato dela possuir 27 doutrinas fundamentais. É muito importante para a saúde da igreja, saber que em qualquer país do mundo seus membros crêem nos mesmos ensinamentos. Mas a maioria dos Adventistas parece desconhecer o fato de que oconhecimento teórico de alguns ensinamentos não salva ninguém. Uma doutrina só tem importância para a salvação a medida em que ela é colocada em prática. Se crermos em uma doutrina que não transforma o nosso caráter, tal doutrina é irrelevante para a nossa salvação. Por exemplo, existe uma religião que ensina que Jesus não morreu numa cruz e sim num madeiro. De acordo com a Bíblia o Cordeiro de Deusnecessitaria morrer por nós derramando o Seu sangue pela humanidade pecadora. Se Ele morreu com os braços abertos numa cruz ou estendido acima da cabeça, num tronco, não altera o nosso caráter. O que altera o nosso caráter é o Seu precioso sangue. Não deveríamos, portanto, entrar em debate sobre este assunto com aqueles que não querem entender este assunto como nós o vemos. Não podemos dar maiorimportância ao instrumento de tortura de Cristo do que a relevância de Sua morte.
Um outro exemplo que podemos citar, é a doutrina do Santuário Celestial. Se soubermos que teremos que conversar com alguém de uma outra denominação sobre este assunto, não deveríamos começar por tentar provar que exista literalmente uma tenda ou um santuário no céu. Primeiramente deveríamos falar sobre o serviço efetuadopor nosso Salvador e o que este serviço pode fazer em nossas vidas. Depois de termos explicado de maneira bem clara esta questão, que é o que mais interessa, então poderemos tentar convencer alguém da existência do Santuário Celestial. Não podemos inverter esta ordem, pois alguém poderá perder a salvação por nossa maneira de explicarmos esta doutrina.
Bem sabemos que a única coisa que levaremosdesta vida para a próxima, é o nosso caráter. Portanto eu gostaria de repetir: só devemos gastar nosso tempo com aquilo que realmente transforma o nosso caráter a semelhança do caráter de Cristo. Precisamos de doutrinas que nos transforme e não doutrinas que simplesmente nos informe. As doutrinas bíblicas foram nos dadas por Deus para que por elas fossemos guiados a um estilo de vida santo. Elas nãoforam nos dadas para que simplesmente tivéssemos opiniões diferentes das de outras denominações. As doutrinas também não expressam a vontade de um Deus cheio de gosto. Elas expressam Sua vontade para o nosso bem-estar. Quantos sermões, momentos da escola sabatina e estudos bíblicos, são gastos com comentários totalmente desnecessários. Muitos gostam de mostrar o de informações possuem, unsquerem mostrar que são intelectuais, e outros que não são intelectuais tentam ao menos passar a impressão de que são grandes conhecedores. O pior é que isto tudo não é novidade alguma, na época de Jesus tudo isso já acontecia. E aqueles que “conheciam” tão bem as Escrituras, rejeitaram a Cristo.
O apóstolo Paulo diz:
I Coríntios 8:1 O saber ensoberbece, mas o amor edifica. (u. p.)
Sobre debatesdesnecessários lemos:
Tito 3: 8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
10 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o.
Vejam, porexemplo, o que diz Ellen White sobre pessoas que desejam que todo mundo veja a justificação e a santificação da mesma maneira, nas mesmas palavras e nos mesmos termos.
Muitos cometem o erro de tentar definir minuciosamente os sutis pontos de distinção entre justificação e santificação. Muitas vezes trazem eles para as definições dos dois termos as suas próprias idéias e especulações. Por que...
tracking img