Decarte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Através deste trabalho iremos abordar os Aspectos da Ética de René Descartes, filósofo francês que dedicou boa parte de sua vida às ciências, mas seu verdadeiro objetivo era encontrar um modo dechegar a verdades concretas. Seu livro mais lido “Discurso Sobre o Método” (1637) traz propostas de meios para se chegar a estas verdades. Ele afirma que é através da dúvida metódica que se chega àcerteza e não pela dúvida sistemática. Sobre as ideias ele diz que são incertas e instáveis, pois são sujeitas à imperfeição dos sentidos. Porém existem aquelas que, segundo ele, se apresentam nitidamenteao espírito e que estas estão na mente de todas as pessoas, as chama, portanto, de inatas. Por etapas, ele analisa essas ideias “inatas” e demonstra que são ideias verdadeiras.
Primeiramente,Descartes, examina a ideia que ao seu modo de ver não se pode duvidar: ideia do próprio Eu, chamada por ele de Eu pensante. Daí o surgimento da frase, que talvez seja a mais famosa da história da filosofia:“Penso, logo existo”.
Em relação à garantia da existência de Deus, Descartes afirma que somente o próprio Deus poderia ter revelado ao homem a existência de um ser infinito e perfeito, e diz que estarevelação é como “a marca do artista impressa em sua obra”.
Para Descartes o corpo humano é a mais perfeita das máquinas e trabalha por impulsos naturais, mas segundo ele é possível controlar oumodificar através da mente esses instintos e desejos.
Descartes ainda expõe outro aspecto importante na filosofia, a ideia de que o homem é dividido em corpo e alma. Ele afirma que somente o homem possuia junção dessas substâncias, unidas, porém individualizadas.
A mente é muitas vezes dependente do corpo: a paixão, ou seja, o que sentimos, é uma ação da alma sobre o corpo.
E são estas paixões queiremos analisar mais a frente.

2 RENÉ DESCARTES

Filósofo e matemático francês, René Descartes, nasceu em La Haye em 31 de Março de 1596. Aos oito anos foi matriculado no Colégio Real de La...
tracking img