Companhia costa bravo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
crise economica de 2008



Uma crise é, basicamente, um desequilíbrio que ocorre em setores isolados da economia, mas que pode contaminar todo o sistema econômico. À medida que o capitalismoevoluiu e que a economia se tornou mais complexa, as crises continuaram a ocorrer, pois elas fazem parte de um processo cíclico, inerente ao próprio desenvolvimento econômico. .
Em 2008 aconteceu omaior impacto econômico, a falência do banco Lehman Brother. O FED ( banco central americano) reduziu as taxas de juros para incentivar os empréstimos e financiamento, “ comprar barato para vendercaro”. Expred, é a diferença dos juros que os bancos cobram das pessoas e depois “ repassa” com outros valores, com isso a hipotéca aumentou. As empresas hipotecária emprestavam para as pessoas que nãopodiam pagar, risco maior , juros maior, lucro maior.
E a ponta ( o tomador) não consegue pagar sua divida inicial, ele da início a um ciclo de não-recebimento por parte dos compradores dostítulos, começaram a vender essas carteiras para bancos de investimentos. Teve problema de alta inadimplência , crise de confiança no mercado, os bancos não querem emprestar dinheiro entre si. O crédito émuito importante no mundo capitalista.
Depois do pedido de concordata do banco Lehman brother, 14 de setembro de 2008. A AIG ( American International Group) parecia ser a próxima vitima da crisefinanceira. A companhia sofreu uma crise de liquidez, para evitar a quebra da seguradora e o consequente aprofundamento da crise dos Subprime, o banco central dos Estados Unidos anunciou a criação de umalinha de créditos.
Foi o maior salvamento de uma empresa privada .Mas eles não fizeram isso por ser “ bonzinho” e sim pelo medo de outras empresas começarem a terem a mesma iniciativa, “efeitocadeia”.
Os Estados Unidos é a maior potência, tem o maior PIB do mundo U$13,8 trilhões, importam U$2 trilhões em produtos e serviços do mundo.” Imagine se eles não importam mais do Brasil?”,...
tracking img