Como

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Complexo Multifuncional Scherpenzeel / Koppert + Koenis Architects

© Mark Prins
* Arquitetos:Koppert + Koenis Architects
* Ano Projeto:2009
* Área construída:5,000 m²
* Localização: 3925 Scherpenzeel, Holanda, Scherpenzeel, Gelderland, Holanda
* Fotógrafo:Mark Prins, Petersen Tegl, Koppert + Koenis Architects
© Mark Prins
O traço característico deste edifício é suaqualidade de multifuncional. A combinação de diversas funções, dentre as quais uma igreja, um albergue da juventude, um pequeno auditório, uma creche e uma salão de esportes, resultam em um ponto de encontro interessante para uma ampla gama de visitantes. O desafio do projeto foi combinar os distintos programas e suas especificações individuais com os desejos dos clientes para uma expansão futura. Parafacilitar este processo foi criado um conceito no edifício onde o mesmo é dividido em múltiplos blocos, facilitando a futura expansão. A localização dos blocos e a composição final do edifício forma uma interessante infraestrutura entre os espaços, com conexões diretas e indiretas entre os diversos programas.
© Mark Prins
As diferentes alturas necessárias para cada programa foram configuradasem relação a uma altura única do teto, fornecendo um projeto com divisão por níveis onde a paisagem flui até o primeiro andar. O material utilizado no edifício é constituído de madeira e alvenaria, criando uma relação direta com os edifícios do entorno. Os blocos do edifício são projetados do mesmo modo, com o revestimento de alvenaria continuando internamente. Os espaços públicos entre os blocosganham uma fachada de vidro expressando sua função aberta aos visitantes. O edifício em sua totalidade conecta-se e se torna parte do ambiente. Independente do tamanho do programa, a qualidade de edifício de grande porte é mantida com rotas intuitivas e compreensíveis para os visitantes.
© Mark Prins

Complexo Multifuncional Porto Olímpico

Vista aérea

para projetar slides, clique nasimagens
para zoom, abra a imagem em nova guia

Rio de Janeiro: a cidade-mirante e o partido de projeto

Onde é possível observar o amálgama de pessoas vivendo sinergicamente ao sistema. É nesse território que percebemos a dinâmica das variáveis escolhidas dentro de uma situação, no caso uma cidade que por muito tempo foi capital federal e hoje busca desenvolver e melhorar métodos de gestãomunicipal e eco eficiência intra-urbana. Também uma cidade que concentra grande acervo e produção de riquezas culturais, que contrastam dramaticamente com o subdesenvolvimento e disparidades de concentração de renda.

Assim, a questão do trânsito entre ver e ser visto, a fusão entre sujeito e paisagem, o contínuo movimento e transitória permanência que delineiam as relações entre público e privadotornam-se diretrizes principais para o partido de projeto.

Vista mirante dos edifícios habitacinais

Escalas de projeto: o nível urbano

O projeto de um novo núcleo de bairro na região do porto do Rio de Janeiro propõe a oportunidade de pensar o planejamento e reestruturação da cidade em três níveis: urbano, regional e local.

No nível urbano existe o desafio de transformar os pontosnegativos de um processo de produção-deterioração da zona portuária – lotes abandonados, barreiras geográficas, baixa salubridade ambiental e social, em um marco de reconquista do espaço público. Tal conquista implica nas seguintes proposições projetuais:
A valorização do encontro entre as pessoas;
O desejo de morar;
O dinamismo e polivalência econômica;
A integração da malha e infraestruturaurbana;
A proposição de percursos e meios de transporte limpos, leves e coletivos;
A superação das barreiras geográficas e sociais;
O elemento iconográfico do mirante.

Vista interna quadra

A opção por um novo plano elevado de percursos leves

O projeto de um novo núcleo de bairro na região do porto do Rio de Janeiro propõe a oportunidade de pensar o planejamento e reestruturação da...
tracking img