Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Como Tornar o Estudo e a Aprendizagem mais eficazes.
1)Eficácia nos Estudos
Estudar é a realizar experiências submetidas à análise crítica e à reflexão com o objetivo de apreender informaçõesque sejam úteis à resolução de problemas.
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, em seu Novo dicionário da linga portuguesa , estudo é aplicação zelosa do espirito para aprender; aplicar a inteligênciapara apreender; dedicar-se á compreensão de fatos, fenômenos, seres, ações.
2)O estudo inclui:
* Organização de trabalhos;
* Busca de informações;
* Anotações;
* Leitura;
*Elaboração de resumos;
* Memorização; Além da Análise e do exame sistemático.

3)Dificuldade em memorizar
Infelizmente, a capacidade humana de guardar informações para resolver problemas futuros temcaído em desprestígio. No Fedro de Platão, Sócrates chama a atenção de Fedro sobre os perigos da escrita:
“chegou, por fim, a vez de falar dos caracteres da escrita: Eis, ó rei, disseTheuth, um conhecimento que terá por efeito ornar os egípcios mais instruídos e mais aptos a memorizar: a memória e sabedoria encontraram seu remédio. Replicou o Rei: incomparável e supremo artista,ó Theuth, aquele eu é capaz de inventar uma arte não sabe, porém, ver qual o maleficio ou a utilidade que tal invenção pode trazer aos homens que dela se vierem a aproveitar. Neste momento, eis que,na qualidade de progenitor das letras, a elas atribuís o contrário do seu verdadeiro efeito. Porque este conhecimento terá por resultado, naqueles que o adquirirem, tornar-lhes as almas esquecidas,pois deixarão e exercer a memória: pondo confiança no escrito, graças às duradouras letras, será do exterior e não do interior e graças aa si próprias que se lembrarão das coisas. Não foi, pois, paramemória, mas para a rememoração que tu encontraste um remédio.

4)Desinteresse por memorizar.
* Aprender sem reter informações relevantes.
(decorar discursos parnasianos ou textos sem nenhuma...
tracking img