Como ta a contabilidade atualmente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Aula 1
FORMAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL1
Na rotina de uma empresa industrial, temos as atividades acontecendo de maneira constante, e ao final de um determinado período fazemos à apropriação dos custos, como aprendemos e determinamos o custo de cada produto, no entanto, nas indústrias é comum chegar o final do mês e haver produtos que ainda estão sendo processados.
Ao observar essa situaçãoconcluímos que não poderemos atribuir ao produto produzido o mesmo custo do produto que ainda está em elaboração, sendo assim, como faremos para custear os produtos que ainda não estão totalmente acabados? E os produtos devem carregar os custos dos produtos que ainda estão em elaboração ou não?
Ainda dentro do ambiente industrial, podemos notar que em determinadas empresas as industrializações sãopadronizadas e contínuas, sempre produzindo o mesmo tipo de produto, no entanto em outras, podemos perceber uma personalização dos produtos, sendo que estes seguem especificações técnicas dos clientes e dessa forma terão processos produtivos diferentes das demais produções. Pensando no caso desses dois tipos de industrialização, é adequado utilizar um mesmo processo de acumulação de custos?Acumular os custos e ao final do mês dividirmos pelos produtos produzidos pode parecer adequado para a produção contínua, mas e para a empresa que trabalha com encomendas personalizadas, é adequado?
A FORMAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL é a maneira de se registrar, em livros ou controles adequados, todos os valores que se incorporam ou serão consumidos na geração de um bem, porém, obedecendo as normas eprincípios da ciência contábil.
Deve-se planejar, criando um sistema específico para cada organização, a fim de se evitar a desorganização com o passar dos tempos ou pela proliferação de produtos a serem desenvolvidos em um mesmo período.
Existem dois tipos básicos de sistemas de custos usados para acumulação de dados ou valores;
* Custo padrão;
* Custo real.
Para acumulação de registros e ouvalores, pode-se adotar os métodos;
* Custo por ordem de produção;
* Custo por processo.
Nesta web aula descobriremos o custeio por processo e custeio por ordem de produção, que são conteúdos imprescindíveis para a correta apuração do custo dos produtos produzidos.

Acompanhe o Custeio por Processo x Ordem de Produção
 Segundo Leone (2000), existem apenas dois tipos básicos deprodução, os tipos restantes constituem uma combinação entre eles ou mesmo variações dos mesmos, assim, as empresas podem produzir por encomenda ou produzir produtos padronizados.
Essa diferença no tipo de produção será o principal motivo para a utilização do sistema de custeio por processo ou por ordem, ou seja, a forma como a empresa trabalha será o fator que determinará qual o tipo de sistema a serutilizado. Se a empresa fabrica produtos de maneira padronizada e em série, deverá então adotar o sistema de custeio por processo, porém, se a empresa elabora produtos personalizados, seguindo especificações de seus clientes, deverá então adotar o sistema de custeio por ordem de produção.
Assim, os sistemas de custeio desenvolvidos pela contabilidade de custos para serem utilizados nas duassituações são:
* Custeio por Ordem: é o sistema de custeio em que os custos são acumulados numa conta específica para cada produto ou encomenda (MARTINS, 2003). Nesse sistema os custos ficarão acumulados nas contas até o encerramento da produção, e quando terminar de elaborar o produto, será transferido para estoque de produtos acabados e posteriormente para custo do produto vendido. A empresa pode terao mesmo tempo várias contas em aberto recebendo custos, sendo que cada uma delas representa uma ordem de produção de um produto.
* Custeio por Processo: é o sistema de custeio em que os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção. São encerradas essas contas sempre ao final de cada período (semana, mês, trimestre, semestre, ano ou conforme o período...
tracking img