Auditoria capitulo 1 livro auditoria facil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 - A auditoria
Atividades teóricas com respostas

Responda
1. O que é auditoria?
R.: Auditoria é uma técnica contábil que consiste na verificação da exatidão e fidedignidade dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio do exame minucioso dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles.
2. O que é estimativa contábil?
R.: É a forma demensuração de alguns itens das demonstrações contábeis que não podem ser mensurados com precisão.
3. O que é auditoria interna?
R.: Consiste no exame, na avaliação e no monitoramento da adequação e efetividade do controle interno, com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
4. O que é auditoria independente?
R.: Auditoria externa ou independente é aquelaexecutada por auditores independentes, ou seja, por contadores devidamente habilitados a exercer atividades de auditoria nas organizações que os contratam para esse fim.
5. Qual é o objetivo da auditoria externa?
R.: É aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
6. Cite três demonstrações contábeis sujeitas a auditoria das demonstrações contábeis.
R.: BalançoPatrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração do Valor Adicionado.
7. O que é o Audibra e em que ano foi fundado?
R.: Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra (IIA Brasil) foi fundado em 1960.
Entidade civil, sem fins lucrativos, afiliada ao The Institute of Internal Auditors (Instituto dos Auditores Internos) – IIA Global, associação internacional dosprofissionais de auditoria interna e áreas afins, com sede nos Estados Unidos.
8. O que é o Coso e quando foi fundado?
R.: Fundado em 1985 nos Estados Unidos, o Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (Coso) é uma organização privada criada com o principal objetivo de prevenir e evitar fraudes nas demonstrações contábeis.
9. O que é, quando foi fundado e onde está sediadoo Iasb?
R.: Fundado em 2001 pelo Iasc, o International Accounting standards Board, atualmente está sediado em Londres, na Inglaterra.
10. O que significa IFRS?
R.: Os Pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard), compreendem um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo Iasb.
11. Em que consiste a lei Sarbanes-Oxley?
R.:Foi aprovada em 30 de julho de 2002, com a finalidade de garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas. Inclui, ainda, regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, visando atenuar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo atransparência na gestão das empresas.
12. O que é o CPC, quando foi criado e qual é seu objetivo?
R.: Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado em 7 de outubro de 2005 pelo Conselho Federal de Contabilidade.
O CPC tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir aemissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
13. Qual a finalidade da auditoria de gestão?
R.: Expressar opinião sobre a eficiência da gestão das operações e sobre a sua consistência com os planos e metas que foram orçados.14. Como são compostas as Normas Brasileiras de Contabilidade?
R.: Compreendem o Código de Ética Profissional do Contabilista; as Normas de Contabilidade; as Normas de Auditoria Independente e de Asseguração; as Normas de Auditoria Interna; e as Normas de Perícia.
15. O que é perícia contábil?
R.: É uma técnica contábil que constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos...
tracking img