Como surgiu o dia da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO SURGIU O DIA DA MULHER?
O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre ascondições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo aredução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.No decorrer nos anos muitas mulheres se destacou na história, por razões distintas, cada uma delas tem hoje seu nome lembrado. Veja abaixo uma galeria com as fotos de algumas delas.
JOANA D´ARC, CARLOTA JOAQUINA, MARILYN MONROE, MARIA DA PENHA, MARGARET THATCHER, CARMEM MIRANDA, EVITA PERON, MADRE TEREZA, ELIZABETH TAYLOR, PRINCESA DIANA, PRINCESA ISABEL.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As mulheres lutam por conquistas políticas e socias desde séculos passados e pelo grande salto que elas deram, podemos dizer que tudo que elas passaram valeu a pena. Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Razão?
Dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque (EUA), as mulheres fizeram uma grevepara reivindicar direitos trabalhistas. Elas tinham uma carga horária de 16 horas diárias e o motivo principal da manifestação era alterar isto para 10 horas. Além disso, queriam reajustes salariais (equivalentes ao dos homens) e melhores tratamentos dentro das fábricas.
Resultado da luta: repressão. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e lá foram queimadas vivas. Cerca de 130 tecelãs morreram. Noentanto, elas conseguiram um reconhecimento: em 1910, uma conferência na Dinamarca consagrou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, mas que só foi oficializada pela ONU em 1975. Isto provocou conferências em países, que discutiram o papel da mulher na sociedade e objetivaram dá fim ao preconceito e à desvalorização da mesma.
No Brasil, as mudanças ocorreram mais precisamente em1932, quando as mulheres conquistaram o direito de voto e o direito de se candidatarem a eleições políticas. O fato de a Dilma está na presidência brasileira evidencia suas vitórias.
Infelizmente, hoje ainda se vê muita disparidade entre os sexos, com mulheres muitas vezes mais competentes que o homem e trabalhando sob a mesma carga horária, mas recebendo um salário inferior. A discriminação e aviolência ainda marca nossa sociedade patriarcal.
Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?
08/03/2012

A origem das comemorações do Dia Internacional da Mulher possui versões conflituosas. O discurso mais comum é de que a homenagem surgiu em decorrência de um incêndio trágico, em Nova York (Estados Unidos), que vitimou 140 trabalhadoras no ano de 1911. Há quem diga, no entanto, que este...
tracking img