Como surgiu o atendimento de urgencia e emergencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
CURSO DE ENFERMAGEM

COMO SURGIU O ATENDIMENTO DE
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Manaus- AM
2011
MÍDDIAN SILVA MEIRELES

COMO SURGIU O ATENDIMENTO DE
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Trabalho sobre Como Surgiu o Atendimento e Emergência da disciplina Enfermagem de Urgência e Emergência do curso de Enfermagem da Universidade Nilton Lins sob a orientação da professoraConsuelo Carvalho.

Manaus – AM
2011
INTRODUÇÃO

O atendimento nas áreas de urgência e emergência tem crescido e se tornado cada vez mais expressivo na sociedade brasileira e mundial. O aumento dos casos de acidentes e violência tem forte impacto sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) do país e o conjunto da sociedade. Na assistência, este impacto pode ser medido diretamente peloaumento dos gastos com internações hospitalares, assistência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tempo de hospitalização. Na questão social, pode ser verificado pelo aumento de 30% no índice de Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP) devido a acidentes e violências nos últimos anos.
A reunião de informações históricas permite a inteiração rápida de como ocorreu a criação e estruturação dos serviçosde atendimento pré-hospitalar, influenciados pelos modelos mundiais na sua implantação. Assim, os objetivos deste estudo foram descrever os aspectos históricos da estruturação do serviço de atendimento pré-hospitalar e sua implantação.

COMO SURGIU O ATENDIMENTO DE
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Sempre existiram condições de risco para a vida das pessoas e juntamente com esses riscos, peloinstinto de preservação da vida, o ser humano teve a preocupação de buscar o mais precocemente possível, um suporte para manter as condições de vida do indivíduo.
Embora não seja descrito com a finalidade de explicitar um atendimento a uma vítima de violência, um dos primeiros registros identificados está na Bíblia, no livro de Lucas, capítulo 10, versículos 30 a 34, onde se lê: “... certo homemdescia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho,passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhe óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele”.
Falando em preservação da vida ao longo dos séculos implica lembrar como foi possível ressuscitar indivíduos “aparentemente mortos”. Isso só foi considerado possibilidade científica, a partir doséculo XVIII. Até então, há registros de sucesso, mas envoltos em misticismo e crenças religiosas. As manobras de ressuscitação foram desenvolvidas e tornaram-se realidade após os anos 1960.
O socorro sistematizado emergencial prestado às vítimas de situações críticas teve suas bases alicerçadas durante a guerra civil americana, onde eram perdidas muitas vidas, principalmente de soldados, por faltade atendimento imediato. Foi identificada a necessidade de providências para agilizar o atendimento às vítimas ainda no campo de batalha. Alguns conceitos como segurança da cena (evitar tornar-se mais uma vítima, evitar a ocorrência de novas vítimas), exame primário (tratamento das lesões em risco de vida, evitar mais dano) e a própria questão do transporte rápido (para o local de tratamentodefinitivo), são oriundos dessa época.
Porém, o marco da criação da ambulância projetada deve-se ao médico Dominique Jean Larrey (1766–1842), considerado “Pai da Medicina Militar”. Como cirurgião do exército napoleônico, identificou a necessidade de resgatar os feridos não apenas após o término do conflito, mas ainda durante a batalha. Larrey, necessitando estabelecer atendimento imediato, projetou...
tracking img