Como surgiu a expessão pão duro

411 palavras 2 páginas
Origem do Pão Duro | Como surgiu essa expressão? Pao-duroQuando conhecemos alguém mesquinho, que guarda cada centavo de dinheiro, que não gasta pra nada, logo o chamamos de “pão duro”. Mas por que um alimento que já não está mais na sua forma mais recomendada para o consumo virou sinônimo de uma pessoa avarenta? Qual a origem dessa expressão? Bom, vamos começar a contar essa história…
Os melhores equipamentos para panificação você encontra na Perfecta! Clique e veja nossas opções.

O pão duro do Rio de Janeiro pao-duro-origemA cultura popular brasileira adotou essa expressão após um fato ocorrido no Rio de Janeiro. No século XX, um homem mendigo passava pelas ruas cariocas pedindo qualquer coisa para comer, mesmo que fosse um pão duro.
O pedinte acabou falecendo e com isso apareceram algumas surpresas. Os moradores descobriram que ele tinha muito dinheiro e imóveis em seu nome. Ou seja, mesmo com toda riqueza, ele ainda deixava de usufruir dela para pedir mais coisas. E assim deu origem à expressão pão duro, para pessoas que preferem não gastar com nada.

Por que o pão fica duro?

pao-velhoPão duro além de ser aquela pessoa mesquinha, também é o pão velho, que já não está mais próprio pra consumo. O pão fica duro porque perde umidade para a atmosfera.
Em locais mais úmidos, o pão pode não ficar duro imediatamente. Ele ficaria primeiro “borrachudo”, já que receberia um pouco mais de umidade. Mas com o tempo, deixaria de retê-la e ficaria seco/duro.
"Li, certa vez, um livro de Miguel de Cervantes (La elección de los Alcaedes de Daganzo) que citava um personagem chamado Dr. Panduro, que personificava, na história, o perfeito avarento (ou unha-de-fome, caso prefira).

Conta-se que, aqui no Brasil, a expressão pegou por causa de um mendigo carioca que pedia uma ajudinha, de porta em porta, "nem que fosse uma moedinha ou um pedaço de pão duro".

O sujeito recebeu, então, o apelido de Pão-duro, que virou piada quando o mesmo veio a falecer:

Relacionados

  • resumo: bras bexiga e barra funda
    15156 palavras | 61 páginas
  • Irresistivel Desejo 1
    44397 palavras | 178 páginas
  • Resumo dear john
    84858 palavras | 340 páginas
  • Esculpindo o Tempo
    89975 palavras | 360 páginas