Como redigir um texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO REVISAR UM TEXTO

Adriana Antunes Galli

Priscila Valentino
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Letras e Respectiva Literatura – Prática do Módulo V
17/10/11

RESUMO

Todo e qualquer aprendizado sobre revisão de textos é valido para que se possa redigir um texto coerente e coeso, como também o uso de incremento na variedade e na apropriação dos organizadorestextuais tem se mostrado um indicador bastante interessante do avanço da capacidade de produzir narrativas escritas. Escrever bem - produzir textos não só corretos, mas também bem escritos- é resultado tanto da leitura de muitos e diferentes textos como também da possibilidade de pensar sobre formas de escrever e sobre adequação e a qualidade da linguagem utilizada para essa pratica.Palavras-chave: Redigir. Escrever. Revisão.

1 INTRODUÇÃO

A produção textual é uma tarefa que necessita de certos cuidados. O texto é um entrelaçado de idéias que deve ter coerência entre si. Existem alguns tipos de textos, mas todo texto requer estruturação, assim é necessário que se tenha boa linguagem e conhecimentos de regras de escrita.

Entre os muitos aspectos da abordagem dentro darevisão não podemos deixar de lado a composição textual, isto é, valorizar os modos de combinação de forma discursiva, assim isto requer que se olhe o texto como objeto estético.

Os diversos tipos de textos e algumas de suas características para facilitar na hora de escrever serão expostos neste artigo.

2 AS CARACTERISTICAS DO TEXTO

A definição de texto é ampla e imprecisa. Porém umtexto pode ser bem explicado a partir de um conceito, conjunto de palavras e frases articuladas entre si, formando um significado. Um texto pode ser escrito ou oral. “Um texto é uma ocorrência lingüística, escrita ou falada em qualquer extensão, dotada de unidade sócio comunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso.” (Costa Val, 1991.).

Para um texto ter estrutura, oselementos devem ter relação entre si dentro dos aspectos formais temos a coerência e a coesão, que dão sentido e forma ao texto. “A coesão textual é a relação, a ligação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto.” (PLATÃO & FIORIN, 1996). A coerência esta relacionada com a compreensão, a interpretação do que se diz ou escreve. Um texto precisa ter sentido, isto é, precisa tercoerência. Sabendo que a coesão não é condição suficiente para que enunciados se constituam em textos, são os elementos coesivos que dão a eles maior legibilidade e evidenciam as relações entre seus diversos componentes, então a coerência depende da coesão.

Os diversos tipos de textos existentes são classificados de acordo da maneira com que foi escrita ou para quem se escreve como ostextos literários, que são aqueles que, em geral, tem o objetivo de emocionar o leitor, para isso usam e alguns abusam da linguagem conotativa, (sentido subjetivo que uma palavra ou expressão pode ter) e/ou poética. Os textos não literários, cuja leitura pretende somente informar o leitor de forma clara e objetiva, usando a linguagem denotativa (sentido real da palavra ou expressão).Basicamente existem três tipos de textos: Texto Narrativo; Texto Descritivo; Texto Dissertativo. Cada um destes textos possui características próprias de construção. Na pratica, eles podem ate se misturar, pois é possível identificar elementos descritivos, narrativos e dissertativos em um único texto.
Texto Narrativo
A Narração consiste em falar sobre os fatos, o seja, contar uma historiaenvolvendo ação e movimento. Existem alguns elementos essenciais para desenvolver uma narração:
* O fato? O que será contado; seqüência lógica dos fatos; assim surge o enredo.
* A personagem? Sobre quem se fala, comumente tem-se personagem principal e secundário.
* O narrador? Quem conta a historia; pode ser o observador, e a narração é feita em terceira pessoa ou o narrador...
tracking img